Você está visualizando atualmente Placas de sinalização ideais para pátios e estacionamentos em indústrias

Placas de sinalização ideais para pátios e estacionamentos em indústrias

Os estacionamentos em indústrias precisam de placas específicas. Sendo assim, confira algumas.

Os pátios e os estacionamentos em indústrias precisam de uma sinalização específica. Além das placas e sinalizações exigidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para estacionamentos coletivos, existem outras que precisam ser fixadas neste tipo de estacionamento.

Neste artigo, o time da Loja Viária elenca as placas convencionais e também as específicas que devem ser colocadas em pátios e estacionamentos em indústrias. Então, continue com a gente e faça uma boa leitura!

Placas convencionais para estacionamentos

Um estacionamento privado de uso coletivo precisa estar muito bem sinalizado. Como já vimos em outro artigo, caso a sinalização seja malfeita, inadequada ou em desacordo com o CTB, o proprietário do estacionamento pode sofrer as sanções. 

Vamos conferir algumas placas convencionais para estacionamentos que também precisam ser afixadas em pátios de indústrias:

  • Proibido estacionar: esta placa serve para regulamentar o estacionamento de veículos em determinado local. Além desta, existe também a placa de proibido parar e estacionar. 
  • Velocidade máxima permitida: esta placa regulamenta o limite de velocidade máxima permitido dentro do estacionamento. 
  • Indicações de direções: servem para indicar onde o motorista deve ou não deve fazer conversões dentro de um estacionamento.
  • Vagas preferenciais: existem placas específicas para sinalizar as vagas preferenciais, sejam elas para idosos, gestantes ou pessoas sem mobilidade ou mobilidade reduzida. Além das placas, é importante que todo o estacionamento esteja em conformidade com o que diz a Lei de Acessibilidade. 
  • Carga e descarga: caso existam vagas dentro do estacionamento que são reservadas para a operação de carga e descarga, elas precisam ser identificadas. 
  • Saída de emergência: obrigatória para estacionamentos fechados. Precisa ser fotoluminescente para que as pessoas possam se orientar na ausência da luz.

Estes são apenas alguns exemplos de placas convencionais que, por lei, o estacionamento precisa ter. Agora, vamos conhecer algumas placas específicas para estacionamentos em indústrias. 

Placas específicas para estacionamentos em indústrias

Existem algumas placas que são específicas para a sinalização de estacionamentos em indústrias, sendo totalmente dispensáveis para estacionamentos de outros ramos. Por isso, elencamos algumas específicas para indústria:

  • Sinalização do tipo de veículo: esta placa é utilizada para indicar qual tipo de veículo transita pelo local (apenas veículos industriais, máquinas pesadas, empilhadeiras, entre outros).
  • Proibido fumar: muitas empresas já adotaram a proibição de fumar nos estacionamentos, principalmente os fechados.
  • Barulhos intensos ou produtos químicos: placa para indicar a área onde iniciam barulhos mais altos, a utilização de produtos químicos ou outra ação/produto nocivo à saúde do colaborador.
  • Acesso restrito: indica que apenas funcionários podem entrar no local.

Existem muitas outras placas de sinalização que podem ser colocadas no estacionamento de uma indústria dependendo, principalmente, do ramo de atuação. Sendo assim, no período em que estamos vivendo, placas sobre a necessidade do uso de máscara e distanciamento social para prevenção da disseminação da Covid-19 também são essenciais nos estacionamentos.

Conheça a Loja Viária

A Loja Viária tem tudo o que você precisa para sinalizar de forma adequada e dentro da lei o seu estacionamento. Por isso, entre em contato conosco e faça um orçamento sem compromisso. Então, até a próxima!