Skip to main content
faixas-refletivas-post-blog-lojaviaria

FAIXAS REFLETIVAS Para que servem e como aplica-las

Sabemos que as faixas refletivas são obrigatórias, porém para que elas servem exatamente? E como aplicar as faixas refletivas em caminhão? O post de hoje é direcionado a sanar estas dúvidas que são comuns.

As faixas, tanto laterais como de para-choque tem o objetivo de auxiliar os motoristas na visibilidade à noite e ou em neblinas. Sendo assim os motoristas que estão atrás conseguem ter noção da altura e distância do veículo da frente.

Ou seja, elas são auxiliares da sinalização, e por isto são obrigatórias em caminhões, motos e vans. Isso evita acidentes ou ultrapassagens perigosas. Além de favorecer a logísticas das cargas, pois quanto menos acidentes acorrem, mais rápido as cargas chegam e custam menos a consumidos final.

Agora que já sabemos o porquê devemos utilizar as faixas refletivas vamos entender um pouco mais sobre as cores e com aplica-las.

Cores

Existes várias variações de cores para as faixas no mercado, e cada uma com o sentido próprio, porém nosso foco hoje é nas faixas refletivas lateral e de para-choque, logo a variação elas são:

  • Vermelha e branca – Deveram obedecer às resoluções do Denatran nº 132 e 316. Além de seguir a ordem para os lados diretos e esquerdo no caso das laterais e o sentido no caso da de para-choque

 faixas-refletivas-2

Como aplicar

1 – Limpe a superfície com sabão/detergente neutro e após secar, limpe com álcool. Isso garantira que não fique nenhum resíduo sobre a superfície.

2 – Na faixa, remova a parte do liner protetor de adesivo (papel siliconado).

3 – Posicione e alinhe a faixa e remova cuidadosamente o restante o liner. Colando a mesma sobre a superfície desejada.

4 – Utilizando-se de uma espátula, reforce a aplicação passando-a sobre o refletivo.

5 – Certifique-se as bordas e os cantos estão corretamente fixados.

faixa-refletiva-aplicada-1

Estes são pequenos passos que o ajudarão a faixa a durar mais. Porém para que ela dure o tempo necessário tome cuidado na hora de comprar. Pois existem muitas marcas no mercado, mas poucas são autorizadas pelo DENATRAN.

onibus_refletivo

Além disto se não tem a liberação é porque a refletividade não atingiu o minimo exigido pelos Órgãos. Logo não atingirá o seu objetivo que é auxiliar na sinalização e áreas de baixa visibilidade.

moto-refletivo

Por isto não compre apenas por obrigação e o mais barato, certifique antes de mais nada se a marca que  faixas refletivas que está comprando possui a autorização.

Captura-de-Tela-2019-10-16-às-14.40.42
Entre em contato com a gente