Skip to main content
placas de trânsito blog lojaviaria

Placas de trânsito

Entenda um pouco mais sobre as placas de trânsito, seus significados e como são feitas.

As placas de sinalização de trânsito são sinais unificados pelo CTB que informam os usuários através de legendas, e ou pictogramas seus direitos, deveres e obrigações.

 

SIGNIFICADOS

Taís placas fazem parte do subsistema da sinalização, que é a sinalização vertical. E como o nome já diz, elas ficam na vertical, ou seja, ficam suspensas com o apoio suportes de aço.

 

Além disto elas são divididas em categorias, que facilitam a interpretação e a associação das mesmas, neste post vou apenas descrimina-las. Porém se quer conhecer um pouco mais sobre cada uma, clique aqui (link sinalização vertical)

 

As categorias são nomeadas da seguinte forma:

 

  • Sinalização de Regulamentação
  • Sinalização de Advertência
  • Sinalização de Indicação

Nas duas primeiras categorias estão as placas mais conhecidas, aquelas que todo motorista sabe de cor e salteado. Mas se você ainda não é um motorista e está na autoescola, calma? Preparamos uma seleção das 10 mais conhecidas, para que possa se familiarizar.

 

  • REGULAMENTAÇÃO

plas-de-transito-blog-lojaviaria-regulamentacao-1

 

Os 4 primeiros modelos são categoria de regulamentação, e por isto vocês podem notar a predominância dar cor vermelha e também o formato, que é circular.

 

  • ADVERTÊNCIA

plas-de-transito-blog-lojaviaria-advertencia

Na sequência  classificamos 6 placas de Advertência são utilizadas com maior frequência. E nelas é possível reparar o formato quadrado e a predominância da cor amarela, é esta a maior diferença comparando com as placas de regulamentação.

 

Essa são as mais conhecidas, e mais encontradas. Porém no manual você encontrará mais de 136 modelos de placas, e todas elas são de extrema importância para a sinalização.

 

FABRICAÇÃO

Contudo, de que são feitas as placas? Porque algumas refletem a luz e outras não? O que faz refletir a luz? Essas são questões não tão fáceis de se encontrar, por isso vamos falar sobre elas.

 

As placas de trânsito, em sua maioria são compostas de uma chapa de aço, e película refletiva, mais conhecido como “adesivo refletivo”.  Porém você pode encontrar placas feitas de alumínio e ou fibra de vidro. Que pelo fato de serem um material mais leve, são utilizados nas placas aéreas.

 

Além disto também é possível encontrar placas pintas e não adesivadas, e por este motivo encontramos muitas vezes placas que não refletem a noite. Essas placas estão de acordo com a norma antiga, a nova norma impede a utilização de placas não refletivas.

 

A norma citada acima o código de trânsito Brasileiro, é ele quem regula as especificações utilizadas na sinalização viária. E também é lá que você vai encontrar todas as informações que passei aqui detalhadamente.

 

CONCLUSÃO

As placas de trânsito são a base da sinalização, pois já imaginou como seria dirigir sem elas? Caos total não é mesmo. Assim as placas a Sinalização de Trânsito em geral, muitas vezes passa despercebida, pois já esta inserida em nosso cotidiano.

Por isto se você esta aprendendo a dirigir não encare as placas como algo ruim, e sim algo que te ajudará a dirigir em segurança. E se você já é um motorista de longa data, respeite as placas elas também ajudam a você dirigir por longos anos.

 

Por fim, deixarei aqui para vocês alguns links importantes:

Para quem deseja comprar placas: www.lojaviária.com.br

Para quem está fazendo autoescola: http://www.simulado.detran.pr.gov.br/detran-prova/simularProva.do?action=iniciarProcesso

Para quem deseja se aprofundar ainda mais: http://www.denatran.gov.br/images/Educacao/Publicacoes/MANUAL_VOL_I.pdf

 

E caso tenha ficado alguma  dúvidas, comente aqui em baixo, teremos o prazer em responde-los.

Redes Sociais:
follow_subscribe

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/lojaviaria/www/blog/wp-includes/functions.php on line 4339

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/lojaviaria/www/blog/wp-includes/functions.php on line 4339