Você está visualizando atualmente Tipos de chapas para a confecção de placas de trânsito
texto de blog sobre tipos de chapas para placas de trânsito

Tipos de chapas para a confecção de placas de trânsito

Placas de trânsito: conheça os três tipos de materiais utilizados e os formatos determinados pelo Contran.

Você já viu inúmeras placas de trânsito enquanto dirige por aí. Elas são itens indispensáveis de sinalização vertical tanto dentro das cidades quanto em estradas que fazem a ligação de um município a outro. Mesmo vendo-as todos os dias, aposto que você nunca parou para pensar sobre o material em que elas são confeccionadas. Ou já?

Se você pensa que todas as placas de trânsito são feitas em alumínio, você está enganado. O substrato usado na confecção pode variar dependendo do nível de resistência, valores e outros critérios. Se você quer entender mais sobre o assunto, continue conosco. Boa leitura!

Principais tipos de chapas para confecção de placas de trânsito

As placas de trânsito podem ser confeccionadas com chapas diferentes. Cada uma tem peculiaridades distintas e a fabricação também é feita de forma diferente. Dá só uma olhadinha:

1. Chapa de alumínio

As placas de sinalização de trânsito podem ser confeccionadas em chapa de alumínio de 1,5mm a 2mm. Este material é altamente resistente a intempéries (corrosão e maresia). Além disso, os cortes e furações precisam passar por tratamento inibidor de corrosão e o verso da placa precisa ter acabamento com pintura eletrostática na cor preta.

2. Chapa de aço

A chapa de aço é o material que proporciona o melhor custo-benefício: a placa é resistente e o valor é justo. Ela pode medir entre 1mm e 1,5mm, deve ser galvanizada a fogo e os cortes e furações também precisam passar  por tratamento inibidor de corrosão. O acabamento do verso é feito com pintura eletrostática na cor preta. 

3. Chapa de fibra de vidro

As placas confeccionadas em fibra de vidro têm 2,4mm de espessura. São resistentes à intempéries (corrosão e maresia), flexíveis e têm baixo peso. Feitas em resina poliéster, elas recebem uma camada com manta de fibra de vidro para ficarem mais fortes. São fabricadas em processo de laminação contínua.

4. Chapa de ACM (Alumínio composto)

As chapas ACM são compostas de duas chapas de alumínio de 0,2mm com uma placa de polietileno de 3mm em seu interior. Isso garante leveza, pois a placa de polietileno possui baixa densidade, mantendo a resistência da chapa e, por consequência, da placa. Além da sinalização viária, esse tipo de placa costuma ser usada em fachadas de lojas, painéis luminosos, entre outras aplicações. 

5. Chapa plana de poliéster reforçado com fibra de vidro

As chapas de poliéster reforçadas com fibra de vidro são uma opção bastante resistente para placas. Elas devem ser fabricadas em processo de laminação contínua ou por sistema de prensagem a quente e possuir 2mm de espessura. Apresentam alta resistência às intempéries, são bastante utilizadas na sinalização viária de estradas e também na sinalização comercial por empresas e indústrias. 

Formatos das placas de trânsito

As placas de trânsito são fabricadas em 7 formatos diferentes de acordo com as normas do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). São eles:

  1. Circulares: placas de regulamentação (com borda vermelha e fundo branco);
  2. Triangular: formato utilizado apenas para a placa “R-2 – Dê a preferência”;
  3. Octogonal: formato utilizado apenas para a placa “Parada Obrigatória”;
  4. Quadradas: placas de advertência (amarelas com escritos e símbolos em preto);
  5. Retangulares: placas de indicação, de advertência com informação complementar ou as placas “A-26a – “Sentido único” e “A-26b – Sentido duplo”;
  6. Cruz: usada para indicar a passagem de trens em ferrovias (A-41 – Cruz de Santo André);
  7. Formas especiais/símbolos: indicam em qual rodovia o motorista está trafegando. São confeccionadas em formato de brasão.

Se você quer saber mais sobre os tipos de chapas utilizadas na confecção das placas de trânsito, assista ao vídeo específico sobre este assunto no canal da Loja Viária no Youtube. Aliás, aproveite e se inscreva para receber sempre conteúdos novos sobre sinalização. E, precisando de algum material, entre em contato conosco e faça um orçamento!