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Como saber as normas de tinta de sinalização viária determinadas pela lei?

Conheça 5 tipos de pigmentos que estão dentro das normas de tinta de sinalização viária.

Você sabia que existem normas de tinta de sinalização viária a serem seguidas? Isso mesmo: você não pode simplesmente sair por aí comprando qualquer pigmento para fazer as pinturas horizontais. Elas precisam atender a critérios que são determinados pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

A seguir, vamos conhecer quais são as normas de tinta de sinalização viária determinadas pela lei e também formas de reconhecer esses pigmentos na hora de adquiri-los. Então, boa leitura!

1. Tinta à base de resina acrílica emulsionada em água – ABNT NBR 13699

Esta é uma resina acrílica emulsionada com água utilizada em rodovias onde há um volume médio diário de circulação e vias urbanas com pouco tráfego. Dessa forma, para estar dentro da lei, a tinta precisa ser 100% acrílica, ter uma espessura variável entre 0,3 e 0,5mm e secar rapidamente após a aplicação (em até 20 minutos).

Ainda, a tinta acrílica à base de água precisa ser resistente à abrasão, ter ótima aderência ao asfalto, não ser inflamável, ter baixa toxicidade e reter a cor. Sendo assim, no momento de adquiri-la, é preciso estar ciente que ela foi desenvolvida unicamente para pavimentos viários e, por ser à base de água, não agride o meio ambiente.

2. Tinta à base de resina acrílica – ABNT NBR 11862

Por ser feita à base de solvente, esta é uma tinta mais “agressiva” e é utilizada em rodovias e vias urbanas onde o tráfego é mais intenso. Então, para estar dentro da lei, ela precisa ser de secagem rápida (em até 20 minutos) para não prejudicar o trânsito, ter alta aderência ao pavimento, flexibilidade e resistência à abrasão. 

Quando colocadas microesferas de vidro junto à tinta, a visibilidade diurna e noturna aumenta. Sendo assim, este tipo de tinta, inclusive, é conhecida por reter melhor as esferas. 

3. Tinta à base de resina acrílica estirenada – ABNT NBR 8169

Esta é uma tinta à base de resina acrílica estirenada usada para pintura de faixas, letras, algarismos e símbolos nas pistas de aviões. Dessa maneira, além da alta aderência ao pavimento, ela precisa ter ação antiderrapante para estar em conformidade com a lei.

Por ser uma tinta especial para aeroportos, ela precisa ser flexível, visível tanto de dia quanto de noite independentemente das condições de luz. Além disso, manter a integridade das cores por 12 meses, não modificar mesmo com altas temperaturas e reter as microesferas de vidro. 

Para estar em conformidade com a lei, esta tinta também precisa ser resistente à ação de combustíveis, lubrificantes, luz e intempéries e ser de secagem rápida (em até 20 minutos).

4. Tinta metil metacrilato monocomponente (ET-SH 14)

Esse tipo de tinta também é usado para pintura de sinalização horizontal em rodovias e vias urbanas. Ela deve ter alta aderência ao pavimento, ser flexível, resistente à abrasão e ter uma durabilidade aproximada de 24 meses quando aplicada com espessura de 0,6 mm em VMD 20.00 mm.

Além disso, precisa apresentar excelente visibilidade diurna e noturna quando aplicada junto com esferas de vidro e ser capaz de reter estas microesferas por bastante tempo.

5. Tinta plástico a frio à base de resina metacrílicas – Bicomponente – ABNT NBR 15870

A tinta é produzida com plástico a frio à base de resinas metacrílicas reativas. Por isso, é utilizada para pintura de faixas de pedestres, desenhos com relevo, setas, ciclofaixas, zebrados, entre outros. Além disso, pode ser aplicada de forma manual ou mecânica. 

Ela foi desenvolvida com polímero metacrilato puro bi componente (PMMA) e, por não possuir solvente em sua composição, não agride o meio ambiente. Dessa forma, ea precisa ser de alta aderência ao pavimento, flexível, resistente à abrasão e ter ótima visibilidade quando aplicada juntamente com as microesferas de vidro.

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