Você está visualizando atualmente Pórticos e semipórtico: Como e quando aplicá-los?

Pórticos e semipórtico: Como e quando aplicá-los?

Pórticos e semipórtico você sabe como e quando aplicá-los? Os pórticos e semipórticos são estruturas metálicas para a sustentação de sinalização como, placas de sinalização, painéis de mensagem variáveis e sinaleiros, de forma mantê-los sobre a pista, aéreos. Podem ser eles perfis metálicos simples, compostos ou treliçados. Continue com a gente e confira mais sobre estes dispositivos.

No geral são estruturas compostas por pilar, fixado por bloco de fundação, com uma (simples) ou duas (duplo) vigas em balanço, podendo apresentar passadiço e escadas para acesso e realização de manutenção e limpeza.

Os semipórticos são compostos por apenas uma viga de sustentação, já o pórtico por duas vigas de sustentação. Essas estruturas devem atender os requisitos da ABNT NBR 14429, sendo seu material em aço zincado por imersão a quente.

Existem também padrões dimensionais e de posicionamento de querem ser obedecidos por normas para a garantia da segurança e boa usabilidade, então vamos falar um pouco disso neste artigo, boa leitura!

Esta estrutura deve atender algumas Normas técnicas vigentes, as principais são elas ABNT NBR 14428 e ABNT NBR 14429. Veja a seguir algumas especificações citadas nessas Normas.

ABNT NBR 14428 – Sinalização viária vertical viária – Pórticos e Semipórticos zincados – Projeto, montagem e manutenção

A ABNT NBR 14128 estabelece os princípios de montagem e manutenção de pórticos e semipórticos para a sinalização viária.

O vão livre do pórtico e semipórtico, medido da face inferior da mesa ou da placa ou do passadiço até o pondo mais elevado do pavimento acabado, deve ser no mínimo de 5,50 metros.

No semipórtico, o número de placas afixadas é de no máximo duas por mesa, e limitando a um por faixa de tráfego. Já quando se refere a pórtico, o número máximo de placas instaladas é a quantidade de números de faixas da via.

A fundação desta estrutura deve ser estudada separadamente, de forma individual, de forma não prejudicar a pista, acostamento, valetas, canaletas e demais estrutural da pista.

ABNT NBR 14429 – Sinalização viária vertical viária – Pórticos e Semipórticos zincados por imersão a quente – Requisitos

A Norma ABNT NBR 14429 especifica os requisitos mínimos para a utilização de pórticos e semipórticos zincados por imersão a quente, atendendo a ABNT NBR 6323. O tratamento do material deve apresentar uniformidade, livre de áreas sem revestimentos, manchas, bolhas e rugosidades que possam prejudicar a resistência à corrosão.

Os perfis para colunas e vigas devem ser de Aço CF 24 ou equivalente e estarem de acordo com a Norma ABNT NBR 6650. Para vigas e colunas treliçadas o aço deve ser MR 250 ou equivalente, atendendo a ABNT NBR 7007. Já para o aço empregado na base deve ser em Aço CF 26 ou equivalente e ele, de acordo com a ABNT NBR 6648.

Pórticos e semipórtico: Como e quando aplicá-los?

A aplicação dos pórticos e semipórticos se dá quando existe a necessidade de instalação de placas de grandes portes, sendo a medidas delas de largura superior a 2,00 metros e/ou altura superior a 1,00 metro. Neste caso a utilização desta estrutura garante uma visibilidade superior

Em sinaleiros são utilizados os semipórticos, nele podem ser fixados no pilar e no braço da estrutura.

Em vias de alta velocidade são aplicados junto a elas estruturas de proteção metálicas, conhecidas como barreiras ou defensas metálicas, a fim de evitar acidentes e colisões nas estruturas.

Os equipamentos utilizados na implantação de sinalização vertical de pórticos e/ou semipórticos com placas aéreas são:

  1. Caminhão carroceria para transporte;
  2. Caminhão com guindaste ou caminhão com plataforma elevatória;
  3. Betoneira;
  4. Ferramentas manuais (foice, enxada, pá, carrinho de mão e chaves de aperto);
  5. Eventualmente: equipamentos para perfuração de rochas ou de pavimento.

Separamos mais um artigo que possa ser de seu interesse, confira: Qual a função dos pórticos e semipórticos na sinalização vertical?

Na loja viária você encontra todos os tipos de pórticos e semipórticos para a sinalização viária que atendem as Normas regulamentadoras, além disso você pode encontrar placas de sinalização de trânsito regulamentadas de acordo com as Normas e/ou fazer placas especiais personalizadas, do jeito e tamanho que precisar.

Precisando sinalizar, conte com a gente www.lojaviaria.com.br!