Você está visualizando atualmente Tipos de dispositivos de Contenção Longitudinal veicular

Tipos de dispositivos de Contenção Longitudinal veicular

A sinalização e instalação de dispositivos de segurança no trânsito é essencial, cada vez mais são implantados dispositivos de proteção para a segurança de motoristas e pedestres, veja neste artigo os Tipos de Dispositivos de Contenção Longitudinal veicular existentes que ajudam na segurança viária das ruas e rodovias. Boa Leitura!

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), os acidentes de trânsito são uma das principais causas de mortes e lesões no mundo, e no ranking de países com mais vítimas por acidentes de trânsito do mundo o Brasil está na quinta posição, além da conscientização dos motoristas e pedestres, é necessário o investimento na manutenção das vias e seus componentes como o piso, demarcação viária, placas, dispositivos de segurança e auxiliares.

Na grande maioria, os acidentes de trânsito gravíssimos podem ser evitados, seja com a direção defensiva, com a sinalização viária e respeitando as Normas de trânsito.

Os dispositivos de contenção Longitudinal são elementos essenciais para diminuir e/ou impedir a ocorrência de danos e gravidade dos acidentes. 

De forma geral, estes dispositivos de contenção longitudinal veicular são elementos instalados ao longo da via, obstáculos, interseções e acessos, de forma a proteger, amortecendo e redirecionando veículos desgovernados que colidirem ao dispositivo de contenção, além disso dificultam a invasão de veículos no fluxo oposto.

Podem ser dispositivos de contenção feitos de concreto ou metálicos, confeccionados em material flexível, maleável, semi-maleável ou rígido, esta escolha de material se dá por estudos de engenharia que se baseiam nas características geométricas, velocidade, composição do trafego e presença significativa de pedestres e ciclistas, entre outras, permitindo a avaliação da necessidade e a escolha do tipo mais adequado para a situação, visando absorver e desacelerar os veículos em caso de impactos.

Sem mais delongas, vamos falar um pouco de cada tipos de dispositivos de Contenção Longitudinal veicular existente.

Dispositivos de Contenção Longitudinal – Defensa Metálica

dispositivo-de-contencao-defensa-metalica
Dispositivos de Contenção Longitudinal veicular – Defensa metálica

Também denominado de Guard Rail, a Defensa Metálica é um sistema contínuo de proteção deformável responsável por absorver e desacelerar os veículos durante o impacto redirecionando os veículos desgovernados para o leito das vias, diminuindo ou/e eliminando o risco de danos aos condutores.

Sua manutenção é simples e rápida, devido ao sistema de acoplamento das peças por parafusos. Material de ótimo custo benefício quando comparado com defensas de concreto, por ser fabricado no sistema de perfilagem, garante precisão e facilidade de montagem, montadas de forma modular, que facilita a troca em peças danificadas e instalação.

Composto por:

Dispositivos de Contenção Longitudinal – Barreira de concreto (New Jersey)

dispositivo-de-contencao-barreira-de-concreto
Dispositivos de Contenção Longitudinal veicular – Barreira de concreto

O dispositivo de contenção Nova Jersey é dispositivo ou sistema de segurança, rígido e continuo, que pode ser pré-moldado ou moldado diretamente no local, produzido em concreto de alta resistência, apresenta grande proteção contra choques mecânicos e intempéries do geral.

Utilizada principalmente para a segurança, para contenção de veículos em curvas, veículos desgovernados, também para a separação entre fluxos de tráfego, sendo em rodovias, industrias, obras, ruas e praças, disciplinando o fluxo de veículos e pessoas no local.

Sua instalação se dá pela acomodação das peças pré-formadas no local, porem a sua grande desvantagem é o peso, isso pode dificultar o transporte e instalação, ou seja demanda de equipamentos específicos para a instalação.

No entento, existem barreiras que são moldadas no próprio local, eliminando o problema de transporte, o ponto negativo é que a fabricação pode impactar mais no trânsito local, além de que a cura das peças exigem uma proteção especial.

A escolha entre o pré-moldado e moldado no local se dá por alguns fatores, tais como a quantidade a ser fabricada, posição e distância do canteiro ou central de usinagem até o ponto de posicionamento, avaliação econômica entre os tipos, locação ou investimento em fôrmas e máquinas, cronograma das atividades e a quantidade de frentes de trabalho.

Dispositivos de Contenção Longitudinal – Barreira Metálica Removível

dispositivo-de-contencao-barreira-de-metal
Dispositivos de Contenção Longitudinal veicular – Barreira Metálica removível

A barreira metálica removível e um dispositivo de proteção continua produzido com uma estrutura metálica que possui forma, resistência e dimensões, diretamente projetadas para conter e redirecionar veículos desgovernados.

Usada em caráter temporário, no caso de obras de média ou longa duração, propiciando condições adequadas de segurança, determinado pela análise das características do local, conforme critérios estabelecidos nas normas técnicas da ABNT, eles que indicam a possibilidade de sua utilização, considerando o nível de contenção desejado e o espaço de trabalho disponível, nas situações em que se necessita separar fluxos entre pistas ou de contenção lateral.

Todas as barreiras devem atender as Normas técnicas da ABNT e manual do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), se atentando a segurança viária, minimizando a ocorrência e a severidade dos acidente de trânsito.

Quer saber mais sobre os tipos defensas metálicas? Clique aqui “Tipos de defensas metálicas e onde utilizá-las” e confira o artigo especial sobre este tema.

As contenções veiculares, são de fato, um dispositivo que propicia uma maior segurança nas vias. Portanto, se você precisar adquirir este dispositivo entre em contato com a Loja Viária.

Na Loja Viária você encontra tudo para a sinalização e infraestrutura viária em um único lugar, atendemos as Normas exigentes da ABNT e CONTRAN.