Você está visualizando atualmente Tipos de defensas metálicas e onde utilizá-las

Tipos de defensas metálicas e onde utilizá-las

De acordo com a norma ABNT NBR, as defensas metálicas são dispositivos de proteção continua deformável, constituído de uma estrutura metálica que possui forma, resistência e dimensões projetadas para conter e redirecionar veículos desgovernados. Além do mais, as defensas podem receber elementos de proteção para motociclistas, de modo a minimizar a severidade do acidente. Assim como outros sinais ou dispositivos de segurança.

Continue com a gente neste artigo e saiba mais sobre esse dispositivo tão importante que auxiliam a salvar vidas.

Norma Técnica

O uso das Defensas Metálicas é determinado pelos critérios estabelecidos na norma técnica da ABNT NBR 15486 – Segurança no tráfego – Dispositivos de contenção viária – requisitos para os ensaios de impacto. E também é utilizado a norma, Origem: Projeto NBR 6971:1999, norma que trata sobre: Produto de aço ou ferro fundido revestido de zinco por imersão à quente – Especificação.

A NBR 15486 é responsável em estabelecer os critérios e diretrizes das defensas metálicas viária no Brasil, assim como barreiras de contenção, terminais, entre outros dispositivos. Indicando o modelo mais adequado para o nível de contenção desejado, bem como os aspectos a serem considerados para garantir o desempenho dos dispositivos e das barreiras de contenção. Antes de mais nada, vale ressaltar que, para determinar o nível de contenção de um dispositivo, é obrigatório que o fabricante do sistema faça o ensaio real de Crash Test (teste de batida) em um laboratório creditado.

O que são as Defensas Metálicas?

Portanto, vamos relembrar o que citamos no início desse artigo.

As defensas metálicas de um modo simplificado são barreiras protetoras para o condutor e veículo, cuja função e evitar que o veículo saia da pista, ajudando a redireciona-lo novamente a pista, em uma velocidade reduzida.

As defensas metálicas tem como objetivo:

  • Redirecionar o veículo a pista com ângulo menor que ele entrou;
  • Absorção de energia, diminuindo o impacto do veículo e a gravidade do acidente;
  • Proteção, barreira contra áreas perigosas;
  • Evitar que o veículo volte para a estrada.

Onde instalar as Defensas Metálicas?

Aplicamos as defensas metálicas geralmente em vias expressas, rodovias, pontes e viadutos, pista de corrida e estacionamentos. Instaladas ao longo das vias, em canteiro central ou nas bordas de pontes. Assim como, em outras situações que o projetista julgue necessário aplicar, seguindo os requisitos da Norma ABNT NBR 15486. Leia neste artigo sobre as Defensas Metálicas certificadas por esta norma.

Quais são os componentes de uma defensa metálica?

Os principais componentes de uma defensa metálica segundo a norma [NBR 6971 e NBR 15486] são:

Lâminas: Lâmina de defensa metálica, é ela que recebe e absorve o impacto da colisão em caso de acidente, responsável para manter o veículo dentro da via, servindo como guia.

Poste perfil: utilizado para a sustentação do material da defensa. São firmemente fixados ao solo, deve também absorver parte da energia ocasionada pela colisão de veículos.

Espaçador: Espaçador perfil para Defensa Metálica, tem a função de dar o espaçamento adequado entre a lâmina guia e o poste de sustentação, evitando que a colisão atinja diretamente o poste, garantindo menores riscos ao condutor.

Plaqueta: elemento de fixação da defensa metálica instalada junto com o parafuso que fixa a lâmina da defensa.

Calço: Calço para defensa metálica semi-maleável é a peça de apoio das lâminas.

Garra: Peça usada em conjunto com o espaçador, dimensionada de modo que através do cisalhamento de seus parafusos de fixação ao poste, causado pelo choque, mantenha aproximadamente a altura original, qualquer que seja o grau de inclinação do poste.

Cinta: Componente de defensa maleável simples, colocada do lado oposto da lâmina, destinada a dar um
travamento da estrutura entre postes.

Elementos de fixação: Peças destinadas a fixar, firmemente, um componente de defensa ao outro, constituídos por parafusos, porcas, arruelas e plaquetas.

Tipos de Defensas Metálicas

Existem 3 tipos de defensa metálica, vamos ver:

Defensa Simples: Tipo de defensa metálica formada por uma só linha de lâminas e suportada por uma única linha de postes.

Defensa metálica dupla: Tipo de defensa metálica formada por duas linhas de lâminas, paralelas e suportada por uma única linha de postes.

Defensa maleável: Modelo de defensa metálica, simples ou dupla, composto por lâminas, postes maleáveis, espaçadores maleáveis, garras de fixação, plaquetas, cintas (somente no caso de
defensas simples), parafusos, porcas e arruelas. Este dispositivo tende a se deformar plasticamente, ante o impacto de veículos.

Defensa semimaleável: Modelo de defensa metálica, simples ou dupla composto por lâminas, postes semimaleáveis, espaçadores simples, calços, plaquetas, parafusos, porcas e arruelas. Este modelo tem o poste mais rígido que o da maleável, ficando a maior tendência de deformação nas lâminas e nos espaçadores simples.

Defensa semi-rígida: Modelo de defensa metálica, simples ou dupla, obtido a partir da defensa semimaleável, através da eliminação dos espaçadores simples.

Defensa rígida: Modelo de defensa metálica, simples ou dupla, obtido a partir da defensa semimaleável, através da diminuição do espaçamento entre postes.

Defensa mediana: Qualquer modelo de defensa metálica empregada em canteiro central.

Defensa removível: Qualquer modelo de defensa metálica, previsto nesta Norma, cujos postes são dotados de bases aparafusadas no pavimento, que permitam a sua remoção. É utilizado o modelo semimaleável, no uso de defensas removíveis.

Projeto de Implementação

Em suma, as defensas metálicas podem ser projetadas para uso em canteiros centrais, pistas em desnível, aterros altos, junto a curvas de raio pequeno, como proteção na entrada e saída de pontes, viadutos e pórticos, como proteção de elementos agressivos junto a pista, nas vias margeando rios e lagos, e em outras situações que o projetista julgue necessário aplicar, seguindo os requisitos da NBR 15486.

Normalmente fixadas em locais que apresentam alto índice de apresentar veículos desgovernados, vias de alta velocidade e/ou com riscos de acidentes, curvas, pontes, entre outros.

Por fim, aprendemos que as defensas metálicas são dispositivos de proteção contínua de ruas e estradas, minimizando acidentes e suas consequências ao condutor do veículo.

Para saber mais sobre as defensas metálicas, qual o modelo ideal para o seu projeto, entre em contato com o time da Loja Viária!

Se você chegou até aqui, deixe seu comentário sobre este conteúdo.

  1. d5563b88b474e2fb2f09186a73642b57?s=48&d=mm&r=g
  2. 3b8a2afa39a1836eadf2dbce71c8e8de?s=48&d=mm&r=g

    Sou o Severino, diretor secretario do sindicato nacional dos moedeiros, estou fazendo uma pesquisa de preço vislumbrando a possibilidade de…

  3. d5563b88b474e2fb2f09186a73642b57?s=48&d=mm&r=g
  4. 3cb8621e4387cd50470336e39d631eed?s=48&d=mm&r=g

    Bom dia, Sou engenheiro cívil e faço projetos de sinalização viária. Contato: (61) 98297-5803

  5. 472874bdc19f6355b4abb17bd7045962?s=48&d=mm&r=g

    bom dia, solicito enviar orçamento para a compra de 200 tachões com parafusos e colas, com o frete incluso. pagamento…