Guia de Sinalização Semafórica: Aprenda tudo sobre isso!

Entenda as características, normas e importância neste guia de sinalização semafórica.

Seja motorista ou não, com certeza você conhece a sinalização semafórica. Mesmo que ela ainda seja inexistente em muitos locais, principalmente na zona rural, basta dar um pulinho em uma cidade maior para perceber uma grande quantidade destes sinais.

Engana-se quem pensa que o único dispositivo da sinalização semafórica é o semáforo, também conhecido como sinaleira em algumas regiões. A sinalização semafórica compreende os sinais para pedestres, outro item bastante comum em locais de maior tráfego.

Para saber tudo sobre o assunto, continue conosco e mergulhe de cabeça neste Guia de Sinalização Semafórica que o time de especialistas da Loja Viária preparou especialmente para você! E não esqueça: se surgir alguma dúvida, estamos aqui para ajudá-lo.

Sinalização Semafórica

A sinalização semafórica faz parte da sinalização viária. Ela é composta por luzes que podem acender alternadamente ou de forma intermitente com o objetivo de controlar os deslocamentos, tanto de veículos quanto de pedestres.

Este tipo de sinalização é controlado por meio de um sistema elétrico-eletrônico, por isso, quando há falta de energia em determinados pontos da cidade, é comum encontrarmos os semáforos em luz piscante amarela. Instalar a sinalização semafórica sem um estudo prévio sobre a sua real necessidade é um grande erro. Quando o local pede por este tipo de sinalização, ela é muito bem-vinda e auxilia a todos em seus deslocamentos. Contudo, se o local não necessita de sinalização semafórica e mesmo assim ela é instalada, isso pode ocasionar muitos acidentes no futuro.

A sinalização semafórica é dividida em dois tipos, respeitando a sua função: Advertência e Regulamentação. A sinalização semafórica de regulamentação possui características específicas que variam conforme a sua função: controle de tráfego de veículos ou de fluxo de pedestres. Vamos entender cada uma delas neste e-book gratuito. Clique na imagem para fazer o download.

Boa leitura!

loja_viaria_post_ebook_sinalizacao_semaforica_27_09-1024x1024

Veja todos os e-book e guias de sinalização viária neste link!