Você está visualizando atualmente Placas de Sinalização: conheça as opções indispensáveis na sinalização de indústrias e setor privado

Placas de Sinalização: conheça as opções indispensáveis na sinalização de indústrias e setor privado

As placas de sinalização servem para orientar os colaboradores trazendo mais segurança aos ambientes. Confira as mais utilizadas.

Em todos os ambientes de trabalho, a segurança é fundamental. Por isso, para manter os colaboradores seguros, as placas de sinalização desempenham uma função de grande importância: a de orientação.

Você sabe como funciona a sinalização dentro de uma indústria e do setor privado? Sabe o que cada cor e símbolo significam? Então, continue com a gente e aprenda a utilizar as placas de sinalização corretas no ambiente de trabalho. 

Normas Regulamentadoras de Segurança

Adicionar placas de sinalização aos ambientes de trabalho é uma obrigação prevista em lei. Além disso, os proprietários precisam seguir a legislação para evitar multas e, inclusive, possíveis interdições. Sendo assim, quando falamos de placas se sinalização em ambientes de trabalho, as normas a serem seguidas são:

  • NR 26: dispõe sobre a delimitação de áreas, a identificação de tubulações e as marcações em equipamentos de segurança;
  • ABNT NBR 7195: dispõe sobre as cores na segurança e a sua importância para evitar possíveis acidentes;
  • ABNT NBR 13434: dispões as placas de emergência fotoluminescentes, sinalização contra Incêndio e pânico, obrigatório a utilização em condomínios e empresas.

Cores e símbolos de sinalização

De acordo com a NBR 7195, existem 12 cores que devem ser utilizadas no ambiente de trabalho para distinguir diferentes cenários e orientar os colaboradores. Afinal, as mais utilizadas são:

  • vermelho: identifica equipamentos que devem ser utilizados em caso de incêndio;
  • amarelo: serve para alertar os colaboradores sobre locais e situações de risco;
  • branco: identifica entradas, saídas e sentidos de circulação;
  • preto: identifica canalizações inflamáveis e combustíveis;
  • verde: mostra equipamentos de segurança que podem ser utilizados em caso de socorro a alguma urgência;
  • púrpura: utilizada para identificar perigo com radiação.

Além das cores, a presença de símbolos e palavras também é essencial em placas de sinalização. As três palavras principais para alerta são:

  • perigo: utilizada em placas afixadas onde existem substâncias ou situações que coloquem o trabalhador em alto risco;
  • cuidado: para situações ou substâncias onde existe médio risco;
  • atenção: para ser utilizada onde há riscos leves.
blog

Placas de sinalização indispensáveis na indústria

Algumas placas de sinalização são obrigatórias e devem estar presentes na indústria ou em outros ambientes de trabalho, sejam eles de iniciativa pública ou privada. As principais para são:

Conheça a Loja Viária

Está precisando adquirir placas de sinalização para a sua empresa ou estabelecimento comercial? entre em contato conosco! contamos com uma infinidade de placas, alarmes e adesivos que deixarão o seu ambiente de trabalho mais seguro. Faça um orçamento sem compromisso!