Você está visualizando atualmente A sinalização viária e o desenvolvimento das cidades: Entenda essa relação!

A sinalização viária e o desenvolvimento das cidades: Entenda essa relação!

Você sabia que a sinalização viária e o desenvolvimento das cidades estão interligados? Então, saiba mais no artigo da Loja Viária.

O Brasil conta com uma enorme frota de veículos quase que diariamente nas ruas. Conforme dados divulgados pela Secretaria Nacional de Trânsito do Ministério da Infraestrutura, o número de automóveis registrados no País chega a 60 milhões.

Contando com os veículos não registrados, mas que muitas vezes circulam Brasil afora, este número chega a 100 milhões de automóveis. Somente na capital paulista estão mais de 30 milhões destes veículos. Agora imagine: seria possível trafegar com segurança se não existisse a sinalização viária?

Podemos dizer que seria impossível qualquer forma de tráfego nas grandes cidades caso não existissem as placas e outras formas de sinalização. 

Neste artigo, vamos entender a relação entre a sinalização viária e o desenvolvimento das cidades, afinal ambas as ações estão fortemente interligadas. Se você está curioso para saber mais sobre o assunto, continue com a gente. Boa leitura!

Placas de sinalização: surgimento no Império Romano

A ideia das placas de sinalização surgiu no Império Romano, período da história entre os anos 27 a.C. e 476 d. C. Apesar de não terem essa nomenclatura, os sinais tinham o mesmo objetivo que conhecemos hoje em dia: orientar as pessoas sobre distâncias e direções.

No Império Romano, a sinalização viária constituía em colunas feitas de pedra ao longo das estradas. Com o passar dos anos, este tipo rudimentar de sinalização evoluiu para o que se conhece hoje em dia. 

Placas de sinalização com textos longos

As primeiras placas de sinalização semelhantes às que se conhece atualmente continham um número muito grande de palavras. Até hoje existem ainda algumas placas como essa em alguns municípios.

Com o desenvolvimento dos veículos e o aumento da velocidade utilizada para locomoção, surgiu a necessidade de placas explicativas, com mais sinais e menos palavras. Assim surgiu a sinalização viária que conhecemos atualmente.

Sinalização viária e o desenvolvimento das cidades

Com o desenvolvimento das cidades e o surgimento do automóvel, tornou-se necessária a criação de leis que regulamentassem o trânsito. Este foi um dos motivos pelos quais surgiu a sinalização viária: orientar motoristas e pedestres. 

A sinalização viária acompanha a evolução e as novas tecnologias que surgem com o passar dos anos. Assim, conforme as cidades e o número de veículos foram crescendo, novas necessidades surgiram.

De colunas feitas em pedra no Império Romano para placas coloridas e reflexivas, é notório que a sinalização viária acompanhou o desenvolvimento das cidades e da tecnologia. Desta forma, conforme a população for aumentando, podemos esperar que as leis de trânsito se modernizem, bem como todas as formas de sinalização.

Loja Viária sempre junto com você!

Assim como a sinalização viária acompanhou o desenvolvimento das cidades, a Loja Viária está sempre disponível para levar até você o que há de melhor em produtos para sinalização viária, como placas, tintas para demarcação viária, adesivos refletivos e muito mais!

Trabalhamos com a criação de placas personalizadas e com a venda de máquinas e equipamentos para auxiliar na aplicação da sinalização. Então, compre online e receba em casa. Por isso, entre em contato conosco e faça um orçamento!