Você está visualizando atualmente Os principais tipos de cones e a importância dessa sinalização
texto de blog sobre os principais tipos de cones

Os principais tipos de cones e a importância dessa sinalização

Conheça os diferentes tipos de cones de sinalização, suas características e usos!

Você sabia que existem diferentes tipos de cones de sinalização e cada um deles é indicado para uma situação específica? Além de serem super importantes para a segurança nas ruas e nas estradas, estes itens estão presentes em diversas situações, desde obras em andamento até eventos e acidentes de trânsito.

Neste artigo, vamos falar sobre os diferentes tipos de cones de sinalização, suas características e usos, além de explicar um pouco mais sobre a ABNT NBR 15071. Continue conosco e saiba tudo sobre cones de sinalização!

Quais os tipos de cones de sinalização?

Existem diferentes tipos de cones de sinalização disponíveis no mercado e cada um é indicado para uma situação específica.

Eles se dividem entre:

  • Rígidos: são eles menos resistentes e leves, sua rigidez o torna mais quebradiço a batidas  e indicados para situações em que não é é preciso atender as Normas de trânsito, utilizado para delimitar áreas e evitar acidentes em shoppings centers, estacionamentos, áreas comerciais, atividades esportivas e locais internos;
  • Semi-flexível: por ser um material mais maleável ele resiste a batidas, apesar de não atender a ABNT NBR 15071, utilizado em locais onde apresenta maiores riscos de batidas ao dispositivo, onde se deseja custo benefício do material e que não tenha que atender as Normas regulamentadoras.
  • Flexíveis: são mais maleáveis, este material apresenta uma deformação elástica reversível, que é a capacidade de retornar à forma inicial após uma colisão ou aplicação de um esforço sob ele, geralmente indicados para situações em que é preciso sinalizar trabalhos de manutenção de rua, e situações que exigem as Normas  este tipo atende a Norma ABNT NBR 15071.

Confira comparação de cones rígido e flexível: https://youtu.be/ZUeriV3uDtM

Confira situações extremas do cone flexível: https://youtu.be/DomlpJhfs8E

Os cones de sinalização aparecem em duas combinações de cores: preto com faixas amarelas ou laranja com faixas brancas. Podem ter faixas refletivas, que aumentam sua visibilidade durante a noite; serem preenchidos com pedra e areia para ficarem mais pesados, ou terem como contrapeso a base de borracha; ou, ainda, terem encaixes para colocação de fitas de sinalização, correntes e/ou luzes piscantes.

Principais usos dos diferentes tipos de cones de sinalização

Os cones de sinalização possuem usos específicos e são indicados para diferentes situações. O cone rígido, é o menos resistente a colisões por isso utilizado em situações onde não exijam estar de acordo com as Normas regulamentadoras, como por exemplo áreas comerciais, atividades esportivas, eventos e outros, da mesma forma o semi-flexível, porém este com uma maior resistência a colisões. Já o flexível, é utilizado em obras que apresentem a necessidade de atender a Norma 15071, manutenção de ruas e obras viárias. 

Já os cones de sinalização com faixas refletivas são utilizados para aumentar a sua visibilidade em situações de baixa iluminação, como durante a noite, e os cones de cores diferenciadas, como o vermelho, são utilizados para indicar situações de emergência.

Além disso, os cones de sinalização também podem ser utilizados em conjunto com outros dispositivos auxiliares de trânsito, como cavaletes, barreiras e sinalizadores luminosos, para garantir uma sinalização completa e eficiente em situações de risco.

A ABNT NBR 15071 e a importância de buscar por bons fornecedores de cones de sinalização

A ABNT NBR 15071/2022 – Dispositivos auxiliares – Cones para sinalização viária estabelece os requisitos para os cones de sinalização utilizados em vias públicas com o objetivo de garantir a segurança no trânsito e uma sinalização eficiente em obras, acidentes ou outras situações de risco.

Ela aponta as dimensões e características dos cones, incluindo cor, faixas refletivas, materiais e resistência, entre outros requisitos. 

Para atender ao que diz a norma regulamentadora e trazer ainda mais tranquilidade para o trânsito é importante estar atento à qualidade dos equipamentos de segurança para a sinalização. Além disso, outra questão essencial é procurar por bons fornecedores que garantam a qualidade dos produtos. 

A Loja Viária oferece a você os materiais de melhor qualidade, incluindo os cones de sinalização. Entre em contato conosco e faça um orçamento!