Você está visualizando atualmente Diferença das placas “PARE” vermelha e amarela

Diferença das placas “PARE” vermelha e amarela

Qual a diferença das placas PARE, você sabe? Quando utilizar a Placa vermelha e a placa PARE amarela? Vamos falar disso para não ter mais dúvidas.

Diferença da Placa PARE Vermelha – Parada obrigatória (R-1)

A placa pare na cor vermelha indica uma regulamentação, é a única placa de sinalização de trânsito regulamentada no formato octogonal.

Sua nomenclatura é Parada obrigatória ou pelo código R-1.

Esta placa de pare obriga a parada do motorista antes de efetuar o cruzamento da via ou entrada na pista, assim ela é posicionada no exato local de parada.

Utilizada em situações de extrema importância da parada, onde a redução de velocidade não seja o suficiente para a segurança, tornando o local potencial a risco.

placa-pare-vermelha
Diferença da Placa PARE Vermelha

Da mesma forma pode ser encontrada também em interseções sem semáforos, junto a interseções com vias consideradas preferenciais e interseções com visibilidade baixa e restritas.

Diferença da Placa PARE Amarela – Parada obrigatória à frente (A-15)

A placa pare amarela, por sua vez, tem significado de parada obrigatória logo à frente, o nome técnico desta placa é Parada obrigatória à frente (A-15) .

Ela é uma forma de antecipar o motorista, sobre a existência de uma parada obrigatória (placa pare vermelha) logo a frente.

Esta antecipação do sinal é uma forma aviso para que o condutor efetue uma desaceleração segura até a parada total do veículo.

placa-pare-amarela-1
Diferença da Placa PARE Amarela

Assim também, está placa de pare pode estar acompanhada de mensagem complementar de distância, indicando quantos metros de distância está posicionada do local de parada.

posicionamento-placas-pare_Prancheta-1-copia
Diferença das placas “PARE” vermelha e amarela – Posicionamento

A placa PARE não pode ser utilizada de forma errada.

Cada cor tem um significado diferente, e este uso não pode ser utilizado de forma oposta, pois pode gerar riscos de segurança no trânsito.

De acordo com as normas regulamentadoras de trânsito, as placas de pare devem ser feitas em películas refletivas, isso garante a visibilidade da placa durante o período noturno e/ou nublado.

Gostou deste assunto, leia também o nosso artigo sobre o posicionamentos das placas de sinalização vertical.

Portanto, agora que você já sabe a diferença das placas PARE, encontre a placa ideal para a sua utilização em nosso site, trabalhamos de acordo com as normas regulamentadoras de trânsito e manual do Contran.