Você está visualizando atualmente Posicionamento das placas de sinalização vertical

Posicionamento das placas de sinalização vertical

As placas de Sinalização vertical são dispositivos para controle de trânsito, mediante a símbolos e/ou legendas pré-estabelecidos e legalmente institutos.

O meio de comunicação está na vertical, ao lado ou sob a pista, elas transmitem mensagens permanentes, mas você sabe como posicioná-las na via?

A sinalização vertical tem como o propósito regulamentar, advertir, indicar ou educar quanto ao uso das vias de forma segura e eficiente.

Quando forem mensagens de caráter permanente, define-se como placas, quando são mensagens variáveis define-se como painéis de mensagem variáveis.

placas-de-sinalizacao-vertical-2

A sinalização vertical é classificada segundo sua função, que pode ser de:

  1. Regulamentar as obrigações, limitações, proibições ou restrições que governam o uso da via;
  2. Advertir os condutores sobre condições com potencial risco existentes na via ou nas suas proximidades, por exemplo escolas e passagens de pedestres;
  3. Indicar direções, localizações, pontos de interesse turístico ou de serviços e transmitir mensagens educativas, dentre outras, ou seja, de maneira a ajudar o condutor em seu deslocamento.

A eficiência da sinalização vertical está relacionada com:

  1. Colocação correta do sinal no campo visual;
  2. Compreensão rápida e eficaz da informação do sinal por parte do usuário;
  3. Clareza na mensagem transmitida;
  4. Legibilidade na informação;
  5. Correta manutenção.

Localização das placas de sinalização vertical

Mesmo que a padronização da localização das placas nem sempre possa ser obtida, a regra consiste em colocar as placas ao lado direito da pista.

Entretanto, no caso de uma pista de faixas múltiplas de tráfego, no mesmo sentido, as placas devem ser colocadas também no lado esquerdo da pista, ou sobre ela (exemplo de sinalização aérea).

Exemplos:

Em posição vertical, fazendo um ângulo de 93º a 95º com o eixo em via conforme a figura 1.

Captura-de-tela-2021-06-28-091710-1
Figura 01

Em curvas, a determinação desse ângulo de colocação da placa deve levar em consideração o ponto de legibilidade dos condutores no fluxo de apresentação do sinal e também deve ser respeitado ângulo de 93º a 95º conforme figura 02.

Captura-de-tela-2021-06-28-092414
Figura 02

As placas de regulamentação de proibição de estacionamento e de parada devem ser colocadas formando um ângulo de no mínimo 60º com o sentido do fluxo, da mesma forma pode ser fixada em suportes existentes como (postes de iluminação, suportes para semáforos), em viadutos, pontes, passarelas e túneis, observada a altura para passagens de veículos.

Nas vias Rurais

Em vias de trânsito rápido, a não ser que o espaço existente seja limitado, recomenda-se manter 50 metros distância entre as placas de sinalização de trânsito.

Essa distância permite a boa leitura de todos os sinais, em função do tempo para a percepção e reação, principalmente quando são desenvolvidas velocidades elevadas.

Sobre a Manutenção e conservação das placas

Acima de tudo, sabemos que as Placas de sinalização sem conservação ou com conservação precária perdem sua eficácia.

Desta forma podem induzir ao desrespeito e dificultar a ação fiscalizadora do órgão ou entidade executivos de trânsito, portanto devem ser mantidas na posição apropriada, sempre limpas e legíveis.

Tomando sempre os cuidados especiais para assegurar que vegetação, mobiliário urbano, placas publicitárias e materiais de construção, não prejudiquem a visualização da sinalização mesmo que temporariamente.

Para completar o tema, assista o vídeo sobre placas de Trânsito no nosso canal do Youtube.

No blog da Loja Viaria você pode ler outros conteúdos como este! Boa leitura.