Você está visualizando atualmente A importância da sinalização horizontal para a segurança dos motoristas
texto de blog sobre sinalização horizontal

A importância da sinalização horizontal para a segurança dos motoristas

Entenda porque a sinalização horizontal é essencial e conheça alguns dos principais materiais utilizados.

Se você é motorista, com certeza já se deparou com diferentes tipos de sinalização horizontal durante as suas viagens. Seja de casa para o trabalho ou em passeios mais longos pelas rodovias, as pinturas e outros tipos de marcas com cores e padrões de traçado já devem ter chamado a sua atenção.  

Mas você sabe qual é a importância da sinalização horizontal para a sua orientação e segurança no trânsito? Ao longo deste artigo, iremos explorar a fundo a importância destas pinturas e marcações e como elas são essenciais para garantir um trânsito mais seguro e organizado. Acompanhe conosco e descubra tudo o que você precisa saber sobre esse assunto!

Qual a importância da sinalização horizontal para a orientação e segurança dos motoristas?

A sinalização horizontal é importante não apenas para a segurança dos motoristas, mas para todos que fazem parte do trânsito. Ou seja, ela é fundamental também para a organização das estradas e para a orientação dos pedestres. 

Ela consiste basicamente em linhas, marcações e símbolos que são pintados diretamente na superfície das vias públicas e privadas, sendo responsável por orientar e guiar os motoristas indicando por exemplo, a posição correta na pista, os limites de velocidade, assim como auxiliar em condições adversas como neblina, chuva e à noite. Além disso, servem como orientação para pedestres, melhorando a segurança nas vias urbanas. 

Além disso, a sinalização horizontal também tem um papel importante na segurança do trânsito, já que ajuda a evitar colisões e acidentes. Por exemplo: as marcações de faixas de pedestres que  ajudam a evitar que os motoristas parem em cima dos espaços exclusivos para os pedestres  e de divisão de fluxos opostos que separam os veículos de sentido opostos, evitando a  invasão na contramão e indicado os trechos da via em que a ultrapassagem é permitida ou proibida.

É essencial que a sinalização horizontal esteja sempre em boas condições e seja feita a manutenção  constantemente de acordo com as mudanças nas normas de trânsito. É dever dos motoristas estar atentos às marcações e respeitá-las, contribuindo para um trânsito mais seguro e organizado.

Sinalização horizontal: tintas e dispositivos auxiliares refletivos precisam ser adequados

Para garantir uma sinalização horizontal de qualidade, é ideal que sejam utilizadas tintas adequadas, além de elementos refletivos que gerem aderência.

As tintas usadas na sinalização horizontal devem ser específicas para essa finalidade. Além disso, é necessário que elas atendam a determinadas normas, como a ABNT NBR 15438. Já os dispositivos auxiliares, estes em sua maioria, apresentam as lentes refletivas, em geral, são nas cores branco, vermelho ou amarelo. 

Existem diversos exemplos de sinalização horizontal bastante comuns nas grandes cidades. Algumas dessas marcações incluem:

  • Marcas Longitudinais: separam e ordenam as correntes de tráfego;
  • Marcas Transversais: ordenam os deslocamentos frontais dos veículos e disciplinam os deslocamentos de pedestres;
  • Marcas de Canalização: orientam os fluxos de tráfego em uma via;
  • Marcas de Delimitação e Controle de Parada e/ou Estacionamento: delimitam e propiciam o controle das áreas onde é proibido ou regulamentado o estacionamento e/ou a parada de veículos na via;
  • Inscrições no Pavimento: melhoram a percepção do condutor quanto às características de utilização da via.

Cada cidade pode ter as suas próprias especificidades em relação à sinalização horizontal, mas essas são algumas das marcações mais comuns em áreas urbanas.

Se você está precisando fazer a sinalização horizontal de um estacionamento particular ou condomínio, entre em contato com a equipe da Loja Viária e faça um orçamento! Aqui você encontra os melhores materiais de acordo com as normas técnicas.