Você está visualizando atualmente Sinalização Horizontal: conheça os principais equipamentos, tintas e marcações essenciais para vias privadas.
Sinalização Horizontal: conheça os principais equipamentos, tintas e marcações essenciais para vias privadas.

Sinalização Horizontal: conheça os principais equipamentos, tintas e marcações essenciais para vias privadas.

A sinalização horizontal é composta por produtos que geralmente são fixados ou aplicados ao solo, possuem a função de orientar ou canalizar o tráfego. Nesta categoria você irá encontrar tachas refletivas, tachões refletivos, segregadores, bate-rodas, calotas, auxiliares de fixação, tintas, termoplásticos, diluentes, gabaritos, fitas de demarcação de solo e diversos outros produtos.

A sinalização horizontal é um subsistema da sinalização viária composta de marcas, símbolos e legendas, apostos sobre o pavimento da pista de rolamento. Ela tem a finalidade de fornecer informações que permitam aos usuários das vias adotarem comportamentos adequados, de modo a aumentar a segurança e fluidez do trânsito, ordenar o fluxo de tráfego, canalizar e orientar os usuários da via.

A sinalização deve ser reconhecida e compreendida por todo usuário, independentemente de sua origem ou da frequência com que utiliza a via.

Vamos conhecer os equipamentos essências para vias privadas.

Sinalização horizontal para vias privadas

Podemos classificar as vias privadas em dois grupos: as vias de domínio privado e de uso público e as vias de domínio privado e de uso privado. Quanto às primeiras, elas existem sobretudo em razão das servidões de passagem, que dão acesso ao empreendimento. A segunda diz respeito aos condomínios de lotes privados.

Sinalização horizontal essenciais

Tintas e fitas de demarcação do solo

As tintas podem ter diversas finalidades, uma delas é a demarcação viária, com o objetivo de organizar o fluxo de veículos e pedestres, orientar o deslocamento e sinalizar sinais verticais de regulamentação, indicação ou advertência, utilizada também na construção civil. Os tipos de tintas para esses fins são as monocomponentes, bicomponentes, a base d’água e a base de solvente, com diversos tipos de cores, tais como, branca, amarela, vermelha, azul, verde, cinza e preta (para contraste).

Geralmente em vias privadas como estacionamentos, condomínios e shopping e utilizado O kit tinta refletiva, que oferece a quantidade ideal para a demarcação do piso.

Cores e suas utilizações

A sinalização horizontal é constituída por combinações de traçado e cores que definem os diversos tipos de marcas viárias. As Principais cores são amarelo, vermelho, branco, azul e preto. Saiba como utilizar cada cor de tinta.

Amarelo:  utilizada na regulamentação de fluxos de sentidos opostos, delimitação de espaços proibidos para estacionamento e/ou parada e marcação de obstáculos.

Vermelho: utilizada na regulamentação de ciclovias e em símbolos, como hospitais e farmácias (cruz).

Branco: utilizada na regulação de fluxos de mesmo sentido, delimitação de espaços especiais, estacionamento regulamentado, faixas de travessias de pedestres, na pintura de símbolos e legendas.

Azul: utilizada em fundo de símbolos de áreas especiais de estacionamento (idoso, deficiente físico e outros) ou em parada para embarque e desembarque.

Preto: utilizada para proporcionar contraste entre o pavimento e a pintura (fundo de faixas e demarcações).

kiti-tinta

Já a fita de demarcação de solo é uma boa opção para demarcar o piso, vidro e outras superfícies lisas, áreas industriais, comércios em geral, hospitais, bancos, filas, tendo o objetivo principal organizar e alertar alguma região.

Dispositivos auxiliares e cola para dispositivos

Este tipo de sinalização horizontal é composto por produtos que geralmente são fixados ou aplicados ao solo, possuem a função de orientar ou canalizar o tráfego. Nesta categoria você irá encontrar tachas refletivas, tachões refletivos, segregadores, bate-rodas.

Tachas refletivas tem a função de auxiliar o condutor a se manter na via em condições de pouca luz e visibilidade, tais como, chuva, neblina, nevoeiro, entre outras.

Tachão refletivo Ele tem a função de canalizar o tráfego ou garantir o afastamento do fluxo de veículos de obstáculos rígidos ou de áreas perigosas de acidentes, situadas próximas à pista de rolamento. Também tem a finalidade de sinalizar lugares de alto risco principalmente à noite.

Segregadores de trânsito ou Bate rodas, são utilizados para delimitar áreas, evitando que os veículos ultrapassem os limites estabelecidos, e por isso são utilizados para limitar as vagas de estacionamentos. Conhecido popularmente como bate pneus, bate rodas ou gelo baiano.

Todos esses dispositivos podem ser utilizados de acordo com as normas e regras das Vias privadas, que geralmente são dispostas em condomínios privados e públicos, estacionamentos de shopping e ate mesmo em vias de empresas.

Asfalto frio ensacado

O asfalto a frio, conhecido também popularmente por tapa buraco, remendo asfáltico, recape, pavimento frio, asfalto pronto e outros, tem a mesma quantidade e o mesmo processo de produção do asfalto a quente, o que muda é a adição do aditivo de cura, é ele que permite que a massa asfáltica esfrie e continue trabalhável.

É um produto de fácil aplicação, podendo ser feita manualmente, sem a necessidade de equipamentos complexos e sem a necessidade de parar o trânsito para cura do material. A aplicação da massa asfáltica pode ser feita em dias de chuva, sem a perda de qualidade.

Este material tem um ótimo custo benefício para condomínios, empresas que necessitam de reparos asfálticos, rápido, simples e sem a necessidade de equipamentos. O asfalto ensacado possui alta durabilidade e não necessita de uma equipe especializada para ser aplicado para este serviço.

Gabaritos

O gabarito é utilizado para demarcar mais facilmente símbolos/legendas de sinalização na pista/via, reforçando as condições do local. O gabarito de idoso é utilizado para demarcar vagas exclusivas para idosos. Sendo ele, um equipamento bem utilizado em vias públicas e privadas.

gabarito

No blog da Loja Viária você encontra mais artigos sobre Sinalização Horizontal.

Ficou interessado, deseja adquirir ou saber mais informações sobre esses produtos?

Entre em contato conosco via chat, telefone, e-mail ou comente abaixo, estaremos prontos para tirar suas dúvidas.