Você está visualizando atualmente 3 tipos de termoplásticos para a sinalização viária

3 tipos de termoplásticos para a sinalização viária

Conheça os 3 Tipos de Termoplásticos neste artigo. Mas antes de começar, você sabe o que é o Termoplástico para sinalização viária?

O termoplástico é um material de alta resistência a desgastes. No mercado de sinalização você encontra 3 tipos de termoplásticos, são eles, Extrudado, aspersão, pré-formado e Laminado. O Material termoplástico constituído à base de resinas, pigmentos estáveis ao aquecimento e microesferas de vidro.

Esse tipo de demarcação viária é utilizado para aplicações que exijam alta resistência ao desgaste, como faixas de pedestres, faixas longitudinais (mecanizados), ou seja, eixos e bordos de pistas, legendas, zebrados e outros locais que exijam alta resistência à abrasão, que apresentam alto volume de tráfego.

Vamos ver um pouco sobre cada tipo, continue conosco.

Boa leitura!

3 Tipos de Termoplásticos

Como citamos acima, existem 3 tipos de termoplástico usados na sinalização viária.

  • 👉 Extrudado – Idealizado para ser aplicado por extrusão a quente, à temperatura de 200 °C para a tinta branca e 180 °C para a amarela. A aplicação pode ser mecanizada ou por equipamentos manuais, como as sapatas com ranhuras.
  • 👉 Aspersão – Aplicado por aspersão através de pistola de ar comprimido a temperatura de 200 °C para a tinta branca e 180 °C para a amarela.
  • 👉 pré-formado – Utilizado para demarcar pictogramas em estacionamentos. Aplicação é feita apenas com um maçarico conectado a um bujão de gás que pode ser adquirido em comércio de materiais de construção.

Termoplástico por extrusão

Este termoplástico é aplicado por gravidade, por equipamentos manuais, como sapatas. Ideal para símbolos, legendas, faixas de pedestres, faixas zebradas e outras demarcações que exijam maior resistência ao desgaste. Sua secagem leva apenas 5 minutos após sua aplicação. Seus pigmentos resistentes ao calor e à luz ultra violeta, excelente retenção de cor; Alta Refletividade devido á boa retenção das micro esferas de vidro, assim como ótima aderência.

Atende à norma: ABNT NBR 13132 – Termoplástico para Sinalização Horizontal aplicado pelo processo de extrusão.

Termoplástico por aspersão

Por outro lado, o termoplástico por aspersão, é aspergido por pistolas de ar comprimido. Ideal para faixas longitudinais, em vias urbanas e rodovias de alto fluxo. Possui secagem rápida, alta resistência e boa ancoragem das microesferas de vidro aplicadas por aspersão.

Este material atende à norma: ABNT NBR 13159 – Termoplástico para Sinalização Horizontal aplicado pelo processo de aspersão.

Termoplásticos pré-formado

Também conhecidos como laminados de demarcação viária, não necessita a utilização de máquinas, sendo assim sua aplicação feita apenas com um maçarico com temperatura de 90 °C.

Este material vem em formas de lâminas retangulares com diversas larguras diferentes. A espessura do pré-formado é a partir de 2,0 mm. Quer ver a aplicação do termoplástico pré-formado na prática? Veja o vídeo no canal do YouTube.

3-TIPOS-DE-TERMOPLASTICO2-1

Conclusão dos Tipos de termoplásticos

Em suma, aqui na Loja Viária você encontra os 3 tipos de termoplásticos para sinalização viária de qualidade e preços justo. Trabalhamos com a linha da ICD vias.

Por fim, aprendemos que os termoplásticos são aplicados a quente e proporcionam uma durabilidade na sinalização que recebe um alto volume de tráfego VDM, sendo essas marcações excelentes quando se fala em visibilidade noturna, neblina ou chuva. Podem ser, eles, aplicados por aspersão ou extrusão, além do termoplástico pré-formado.

Logo depois deste artigo, veja mais conteúdos sobre sinalização horizontal em nosso Blog.

Agora que você já sabe os tipos de termoplásticos, e qual deve utilizar para o seu projeto, entre em contato conosco e solicite orçamento.  Até a próxima.