Você está visualizando atualmente Conheça como são as normas de sinalização para autoescola

Conheça como são as normas de sinalização para autoescola

A sinalização para autoescola deve seguir as normas do Código de Trânsito Brasileiro. Então, conheça as principais placas.

Fazer 18 anos e tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é o sonho de muitos. Outros, entretanto, preferem esperar alguns anos para se habilitar e começar a dirigir por aí. Nesse processo, os Centros de Formação de Condutores, conhecidos popularmente como autoescolas, têm um papel fundamental.

É no curso que o aluno irá aprender a dirigir e também entender sobre as normas determinadas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), por isso a sinalização para autoescola é tão importante.

Neste artigo, vamos conhecer as placas e sinalizações necessárias para um pátio de treinamento de autoescola. Dessa forma, continue conosco e boa leitura!

Sinalização para autoescola: por que ela é tão importante?

A sinalização para autoescola é essencial no processo de formação do condutor, pois é durante esse processo que o aluno irá aplicar o que aprendeu nas aulas teóricas e também ver na prática como são as placas e outras sinalizações utilizadas nas ruas. 

Enquanto algumas autoescolas realizam as aulas práticas nas ruas, outras têm espaços específicos para os treinamentos e avaliações. Vamos conhecer agora as placas de sinalização para autoescola necessárias para um pátio de treinamento.

Sinalização de regulamentação

A sinalização de regulamentação (placas com as bordas vermelhas e fundo branco) é utilizada, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, para informar sobre condições e possíveis restrições nas vias e também para mostrar o que é obrigatório e o que é proibido enquanto os motoristas estiverem nas ruas.

Quando o motorista desrespeita uma sinalização de regulamentação, isso é considerado infração. As placas de regulamentação indicam a velocidade máxima permitida nas vias, sentidos proibidos de circulação, dê a preferência, largura e altura máxima permitidas, entre outras informações. 

Respeitar a sinalização de regulamentação traz mais segurança para todos que transitam nas vias, além de evitar que o motorista seja multado e sofra as penalidades.

Sinalização de advertência

A sinalização de advertência (placas com as bordas pretas e fundo amarelo) é utilizada para indicar determinadas condições da via, como circulação de animais, início e fim de pista dupla, curvas acentuadas, ruas sem saída, área escolar, entre outros. 

O motorista que respeita a sinalização de advertência está exercitando a sinalização defensiva e evitando acidentes.

Sinalização de indicação 

A sinalização de indicação (placas geralmente nas cores verde e azul) serve para orientar os condutores, mostrando serviços e destinos que possam ser úteis aos motoristas.

Sabe aquelas placas que indicam a distância do próximo posto de gasolina? Afinal, este é um exemplo clássico de sinalização de indicação. Sendo assim, essas placas são bastante úteis, principalmente em vias que os usuários não conhecem. 

Conheça a Loja Viária

Na Loja Viária, você encontra uma ampla variedade de produtos para sinalização de autoescola. Por exemplo, placas de sinalização, tintas para demarcação viária, adesivos refletivos e muito mais. E o melhor: a Loja Viária entrega os produtos em todo o Brasil.

Conheça a nossa loja! Entre em contato conosco e faça um orçamento sem compromisso. Então, até a próxima!