Você está visualizando atualmente Como fazer a correta aplicação e posicionamento da placa R-2 – DÊ A PREFERÊNCIA – em condomínios
Placa R-2 Dê a preferência

Como fazer a correta aplicação e posicionamento da placa R-2 – DÊ A PREFERÊNCIA – em condomínios

A sinalização é um fator importante para apresentar maiores seguranças em locais com trânsito de veículos e pedestres, em um condomínio não é diferente. Você conhece e sabe como aplicar uma placa R-2 – Dê a preferência em condomínio?

Fica com a gente que vamos falar um pouco deste modelo de placa e como utilizá-la.

A placa R-2

Dê a preferência indica ao condutor a obrigação de dar a preferência de passagem ao veículo da pista de interseção ou cruzamento, indicando a redução de velocidade ou até mesmo a parada do veículo que a placa está regulamentando.  É utilizado para controlar o fluxo de veículos que irão entrar ou cruzar uma via preferencial.

Se distingue por ser um sinal de formato diferente, apresentando em formato triangular, assim como outras que possuem o formato deferente do tradicional.

Esta placa possui esse formato para realmente ser percebida e compreendida facilmente, mesmo quando em posição contrária, vista de costas, assim facilmente percebida quando vista em qualquer posição.

Além de seu formato ela é apresentada nas cores vermelha (borda) e Branco (interno), sem nenhum pictograma inscrito nela.

Por norma, o padrão da placa R-2 – Dê a preferência de tamanho é de lado com 75 cm para vias urbanas e rurais (estradas), com orla vermelha na largura de 10 cm ou para placas em vias rurais (rodovias) com o lado 90 cm e orla de 15 cm, já em áreas protegidas por legislação especial (relativa a patrimônio histórico, artístico, cultural, arquitetônico, arqueológico e natural) pode ser utilizada com o lado de tamanho 40cm e orla de 6 cm, conforme o CONTRAN.

Nas rodovias ou vias de trânsito rápido, não dotadas de iluminação pública, as placas R-2 – Dê a preferência e demais placas, devem ser retrorrefletivas, luminosas ou iluminadas. Em vias urbanas recomenda-se que as placas de “Parada Obrigatória” (R-1), “Dê a Preferência” (R-2) e de “Velocidade Máxima” (R-19) sejam, no mínimo, retrorrefletivas.

Prancheta-1

Aplicando e posicionando a Placa R-2 Dê a preferência

O posicionamento da placa R-2 – Dê a preferência deve ser no lado direito da pista, no sentido do fluxo que regulamenta, fixada na posição vertical com um ângulo de 93º a 95º em relação ao sentido do tráfego, de forma assegurar uma ótima visibilidade da placa.

A utilização do sinal R-2 – Dê a preferência é utilizado em casos que o sinal R-1 – Parada obrigatória é considerado demasiado e restritivo, para alterar regras de direito de passagem ou em casos de acessos às vias preferenciais, desta forma garantindo um fluxo contínuo de veículos na via preferencial.

Em pistas de sentido único, com duas ou mais faixas, recomenda-se a instalação da placa R-2 – Dê a preferência em ambos os lados da pista.

A placa deve ser posicionada com no máximo 10 metros do prolongamento do meio-fio da pista transversal ou canteiro central, e com mínimo de 1,5 metros.

A conservação da placa é importante para manter a funcionalidade da placa R-2 – Dê a preferência, a falta e a precária conservação fazem que o sinal perca a sua funcionalidade e consequentemente perdendo também a segurança da via. As placas de sinalização devem ser mantidas na posição apropriada, sempre limpas e legíveis.

Mantenha seu sinal e sinalização em ótimas condições, precisando de qualquer placa de sinalização viária ou materiais para sinalização viária conte com a Loja Viária, nossa loja disponibiliza equipamentos e materiais de alta qualidade de acordo com as normas regulamentadoras de trânsito.

Solicite orçamento pelo nosso WhatsApp