Você está visualizando atualmente Como fazer a aplicação de sinal impresso?

Como fazer a aplicação de sinal impresso?

O Sinal Impresso, também conhecido como vinil refletivo ou adesivo refletivo, é nada mais que uma película refletiva, utilizada como insumo para placas de sinalização viária, comunicação visual, entre outras utilidades.

Sem as películas refletivas seria impossível compreender as placas de sinalização durante a noite, dias nublados e de pouca visibilidade. As películas também auxiliam na identificação dos sinais de trânsito

 O sinal impresso possui diversos tipos e graus que separam o grau de refletividade e durabilidade de cada tipo. Dentre essas categorias estão: Grau Engenharia (GT), Grau Engenharia Prismático (GTP), Alta intensidade, Omnicube (Grau Diamante) e outros modelos como lima limão e cores fluorescentes. Entretanto, neste artigo vamos falar sobre como é feita a aplicação do sinal do impresso. Contudo, podem ser impressos de duas formas, impressão digital e impressão serigráfica.

Você sabe como adesivar placa de trânsito? 🧐 Veja neste artigo como é simples a aplicação de sinal impresso em chapa de placa de sinalização. Vem conosco, aplicar o adesivo refletivo nas placas de sinalização!

Como aplicar o sinal impresso

Aplicar o sinal impresso em uma placa de sinalização de trânsito é uma tarefa minuciosa que precisa de muito cuidado e atenção.

Todos os tipos de películas são confeccionados em material permanente, ou seja, uma vez aplicado é muito difícil de retirar.

Além disso, existe uma ferramenta que pode ajudar neste trabalho: o Rolo para Aplicar Película. Ele é bastante utilizado nas aplicações manuais das películas em chapas, sendo um equipamento que também auxilia na aplicação por máquinas. Nestes casos, a ferramenta ajuda a evitar as bolhas que ficam entre a chapa e a película.

Materiais necessários

Você vai precisar de:  uma chapa de Aço, ou ACM, ou até mesmo uma chapa de alumínio, um adesivo impresso com a sinalização indica para o seu projeto, um rolo ou espátula (de preferência com um material que não corte), um pano para limpar a chapa.

Passo a passo para aplicação do adesivo em placa de sinalização

Antes de tudo é necessário verificar a orientação do logotipo no verso da placa (caso possua).

  • 1- Limpar a superfície da chapa com álcool isopropílico onde será colado o sinal impresso.
  • 2- Verificar a orientação dos furos da chapa em relação à orientação do desenho do sinal impresso.
  • 3 – Retirar uma pequena parte do adesivo da lateral e colar sobre a chapa.
  • 4 – Passar o rolo de aplicação em movimentos verticais simultaneamente, em que é retirado o restante do adesivo.
  • 5 – Pressionar com as mãos as laterais do adesivo sobre a placa para garantir a aderência das extremidades.
  • 6 – Cortar com um estilete o excesso de sinal impresso.
sinal-impresso-loja-viaria

Pronto! Sinal impresso aplicado com sucesso.

Manutenção do sinal impresso

Pode ser feita a troca das placas ou apenas a manutenção do vinil refletivo. Isso vai depender do estado em que a chapa da placa se encontra.

Os adesivos refletivos são utilizados em situações que a chapa se encontra em perfeitas condições, sendo necessário somente a troca da película refletiva (do sinal impresso).

Para realizar a manutenção das placas é necessário o trabalho de uma equipe, geralmente da prefeitura ou empresas de sinalização viária contratadas pela prefeitura para a manutenção das placas de rua, contudo placas de sinalização de empresas, condomínios, estacionamentos tem suas peculiaridades na hora da manutenção desses insumos.

Conclusão

O adesivo refletivo é de extrema importância, utilizados não apenas para garantir a segurança em ruas, como também em estacionamentos e condomínios, orientando pedestre e motorista as obrigações, proibições, restrições e condições da área, através de símbolos e legendas.

Por fim, para ajudar você a fazer esta aplicação, a Loja Viária criou um tutorial no YouTube que você pode acompanhar clicando aqui.

Além disso, você pode entender mais sobre as diferenças das películas refletivas neste artigo.

Onde comprar Sinal impresso?

A Loja Viária trabalha com sinais impressos de alta qualidade e conforme a necessidade dos nossos clientes.

Temos várias opções de sinal de impresso com material refletivo, semi refletivo, para placas de sinalização de trânsito, e impressos personalizados.

Além disso, fornecemos também os adesivos aplicados em chapas de Aço, ACM e alumínio. Conforme seu projeto.

Entre em contato conosco e solicite orçamento pelo WhatsApp!