Você está visualizando atualmente Para que serve a Faixa Azul de Sinalização?

Para que serve a Faixa Azul de Sinalização?

A Faixa Azul serve para promover uma sinalização mais segura principalmente para os motociclistas. É uma sinalização de Balizamento, serve para orientar o fluxo de tráfego nas vias.

Seu uso não é obrigatório, e não está limitada apenas para os motociclistas. A Faixa Azul Foi criada para facilitar o tráfego em congestionamento, para que as motos possam transitar de forma segura e dinâmica.

Criada e Implantada como um projeto piloto na cidade de São Paulo entrou em vigor no dia 25-01-2022, nas principais vias da cidade: entre a Via Marginal do Rio Pinheiros e o Viaduto Ministro Aliomar Baleeiro, em ambos os sentidos.  Nestas vias a demarcação serem feitas nas faixas 1 e 2, onde transitam os motociclistas. O projeto já está autorizado pela secretaria nacional de transito (SENETRAN). A autorização foi publicada por meio da Portaria n° 1015, de 05 de agosto de 2022. O projeto de sinalização já está sendo aplicado nas vias de São Paulo.

Sinalização Viária X Faixa Azul

As faixas de trânsito estão incluídas na sinalização horizontal, são demarcações viárias feitas no pavimento utilizando tintas refletivas com microesferas de vidro.

Além da Faixa Azul, serão implementados ao longo da via placas de sinalização e demais sinalização do solo, assim como a tacha refletiva azul; as famosas tartarugas de trânsito que auxiliam na visão noturna.

Como e feita a troca de faixas nas vias?

Quando já existe nas vias as faixas de sinalização, é necessário fazer a remoção das mesmas para implantar a nova sinalização de solo. Para apagar a pintura das faixas podemos utilizar de forma mecânica com as máquinas de remoção de faixas.

Em seguida é feita uma nova pintura, conforme normas para aplicação das faixas de trânsito. Leia mais sobre os tipos de faixas de trânsito neste artigo.

Veja a matéria completa no site da CETSP

Imagens de capa com direito autoral: https.www.motonline.com

Fonte e vídeo : CETSP

Aqui na Loja Viária você encontra todos os produtos para sinalização viária para vias públicas, condomínios, estacionamentos e empresas. Atendemos todo o Brasil.

Acesse nossa Loja Online e conheça nossos produtos.