Você está visualizando atualmente Projetos viários são a solução para a segurança viária?

Projetos viários são a solução para a segurança viária?

Primeiramente, você acredita que os projetos viários são a solução para a segurança viária e a mobilidade no trânsito? Conheça um pouco mais sobre esse assunto neste artigo.

Os projetos são essenciais para encontrar soluções no tráfego, resoluções de problemas, assim proporcionando segurança e mobilidade urbana adequada, minimizando complicações existentes no local. Os setores que contribuem para elaborar esses projetos são vários setores da Engenharia, Arquitetura e Áreas técnicas de planejamento viário.

Existem empresas especializadas na área de projetos e sinalização viária, como por exemplo a empresa Projevias, que hoje é referência no mercado atual de projetos viários. Essas empresas são formadas por equipes multidisciplinar, Engenheiros Civis, Engenheiros Cartógrafos, Engenheiros Agrônomos, Arquitetos, Geógrafos e Agrimensor. Desta forma, são eles responsáveis para levantar dados viários na área, fazer análises e estudos, de maneira a proporcionar aos usuários da via, segurança e desempenho no trajeto.

Processos para a elaboração de projetos viários

Um projeto de sinalização segue uma sequência de processos para ser elaborado, conforme DNIT, que é o principal órgão executor do Ministério dos Transportes e infraestrutura viária. Veja a seguir a sequência desses processos.

1º Pré análise do trecho viário:

É estabelecida para a retirada de dados, informações e características da via. Tendo assim o seu principal objetivo, que é a identificação das condições que o trecho a ser sinalizado possa apresentar, esses dados são coletadas por engenheiros residentes do DNIT. No entanto, quando houver a inexistência de informações, as mesmas poderão ser coletadas através da Polícia Rodoviária Federal, prefeituras, secretarias de trânsito, delegacias, ou coletadas diretamente por fonte de de pesquisas de campo.

2º Identificação da classe homogênea:

Nesta fase devem ser levadas em considerações as Análises de tipo de pista, solo e o perfil da via. A dimensão deve ser segmentada no espaço de 1 km de extensão, exceto quando o trecho está incluso dentro do Plano Nacional de Viação.

3º Levantamento de campo para o projeto:

Levantamento de informações em campo, tais como sinalizações já existente, características de segmento, efetuar a análise georreferenciada, assim também sua conservação e funcionalidade.

4º Dimensionamentos:

Dimensionamento/distâncias do trabalho a ser elaborado de sinalização horizontal e vertical, tais como localização de placas, demarcações, dispositivos auxiliares, e outros.

5º Confecção do projeto viário:

Elaboração do projeto com detalhamentos, especificações e relatórios técnicos. Portanto devem ser apresentados os layouts de sinalização já existentes e o novo projeto a ser elaborado, de sinalização horizontal e vertical.

Esses processos são extremamente necessários para o desenvolvimento de um projeto de sinalização viária. Não somente para áreas urbanas, mas também para áreas privadas que possuem a circulação de pessoas e veículos, tais como, empresas e condomínios, assim, minimizando o risco de acidentes e salvando vidas.

projetos-de-sinalizacao-viaria3
Imagem feita com Drones para o monitoramento, inspeção de estruturas e patologias.

A sinalização eficiente promove a prevenção de acidentes e transtornos viários. Pelo fato de não ser um trabalho simples, é necessário procurar equipes experientes. Além disso eles seguem normas e padrões vigentes (CTB, CONTRAN, DNIT, ABNT e departamentos de estradas de rodagem estaduais).

Investir em projetos viários é também promover a redução de custos, aumentar a produtividade e o aprimoramento da qualidade vida. Portanto, os projetos viários não é a solução para a segurança mas tem um grande papel na segurança viária e na mobilidade no trânsito.

Por isso, faça a diferença na sinalização de sua região, encontre soluções no tráfego e garanta a segurança. Salve vidas!!!

Fonte: DNIT – Instrução e implantação de sinalização

Você é curioso dentro desta área de sinalização, então indico você ler o nosso artigo “Os 6 Principais Itens para uma Sinalização de Segurança”

Saiba mais sobre serviços e projetos de sinalização viária > PROJEVIAS

Precisa de materiais para a sua sinalização? Nos procure > LOJA VIÁRIA