Você está visualizando atualmente 5 itens indispensáveis na sinalização viária para veículos de carga

5 itens indispensáveis na sinalização viária para veículos de carga

Placas de cargas perigosas, cones, faixas refletivas: conheça os principais itens para sinalização viária de veículos de carga.

Há algum tempo atrás, ao sair com um veículo de carga, o motorista levava consigo diversos itens que, para ele, eram considerados obrigatórios: cabo de acelerador, cabo de bateria, correias, entre outros.

Os tempos mudaram, os caminhões ficaram mais modernos e hoje poucos motoristas acabam se preocupando com itens que são indispensáveis para manter a segurança no trânsito e também na hora da carga e descarga.

Para auxiliar você que trabalha diariamente com esse tipo de veículo, a Loja Viária separou uma lista com 5 itens indispensáveis na sinalização viária para veículos de carga. E, além de saber quais são, você também conhecerá a funcionalidade de cada um. Então, continue com a gente!

1. Placas de cargas perigosas

A sinalização no veículo que transporta algum tipo de carga é obrigatória, principalmente quando o que é levado é um produto considerado perigoso. Por isso, os rótulos de risco são confeccionados no formato de losango e a cor da placa determina uma das nove classes (produtos explosivos, gases, líquidos inflamáveis, sólidos inflamáveis, entre outros). 

Além das placas de sinalização de cargas perigosas, veículos que excedam o comprimento estipulado por lei também devem estar identificados com uma placa específica

2. Faixas e coletes refletivos

As faixas refletivas também são necessárias para sinalizar um veículo de transporte de carga. Obrigatoriamente, elas devem cobrir, pelo menos, um terço das bordas laterais e 80% da borda traseira. Sendo assim, quanto mais próximas da parte inferior do baú do caminhão elas forem afixadas, melhor.

Ao carregar ou descarregar o veículo, o motorista ou demais funcionários devem utilizar um colete refletivo. O colete também deve fazer parte dos itens de segurança do veículo. Então, caso fure um pneu, por exemplo, o motorista pode utilizar o colete ao ir fazer a verificação.

3. Cones refletivos para veículos de carga

Os cones refletivos servem para o motorista sinalizar a via caso algum material caia do caminhão ou no caso do veículo ter alguma pane e precisar ficar parado sobre a pista de rodagem. Por isso, os cones são sempre ótimos itens de sinalização, pois logo que os motoristas o identificam na via, eles redobram a atenção e diminuem a velocidade. 

4. Calços 

Os motoristas de caminhão sabem o tamanho da importância do calço, principalmente durante a descarga de produtos perigosos. O calço serve para estabilizar a roda do veículo enquanto ele estiver parado. Então, ao estacionar o caminhão, o motorista encaixa os calços nas rodas para garantir uma total segurança durante a carga ou descarga. 

5. Martelo de borracha para veículos de carga

Assim como os itens anteriores, o martelo de borracha é essencial para garantir a segurança do motorista e da carga. Além disso, ele é utilizado para fazer a conferência de que os pneus estejam totalmente calibrados e o caminhão possa rodar de forma segura.

Entre em contato com a Loja Viária

Placas de cargas perigosas, faixas e coletes refletivos, cones refletivos, calços e martelos de borracha. Todos estes itens de sinalização viária para veículos de carga você encontra na Loja Viária. Além destes, muitos outros itens de segurança estão à sua disposição. Entre em contato conosco e faça um orçamento!