Você está visualizando atualmente As principais recomendações de manutenção para Placas de Rua

As principais recomendações de manutenção para Placas de Rua

Sabemos que as placas de rua precisam de manutenção e reparos, pois ao longo do tempo acontece o desgaste da mesma devido a intemperes do tempo e muitas vezes acabam sendo alvo de vandalismo.

A falta de placas pode dificultar a visibilidade dos motoristas, especialmente para àqueles que não conhecem bem o local onde estão transitando. Então essa sinalização e muito importante para garantir a segurança de todos no trânsito.

Como é feita a manutenção das Placas de rua

As placas de rua podem ser trocadas ou feita apenas a manutenção do sinal adesivo. Isso vai depender do estado em que a chapa da placa se encontra.

Os adesivos refletivos são utilizados em situações que a chapa se encontra em perfeitas condições, sendo necessário somente a troca da película refletiva.

Para realizar a manutenção das placas de rua é necessário o trabalho de uma equipe, geralmente da prefeitura ou empresas de sinalização viária contratadas pela prefeitura.

Os cidadãos podem solicitar à Prefeitura que implante ou faça a manutenção de placas de trânsito, de passagens de pedestres – A32-B, placa de pare – R1 e lombada -A18 entre outras. Todas as solicitações passam por uma avaliação técnica do Departamento de Projetos e Implantação, da Superintendência de Trânsito (SMDT). Os interessados são informados da decisão, que, quando favorável, leva em conta também demanda e recursos.

Esta equipe cuida da parte das sinalizações verticais (placas) fazendo a manutenção e instalação dos equipamentos durante o dia e até mesmo a noite. Em Curitiba a solicitação da manutenção ou implementação das placas pode ser feita através dos canais de atendimento da Central 156: Por telefone ligando: 156 (Curitiba) ou (41) 3074-6456 (para as demais cidades) Ou, acessando On-line através do www.central156.org.br.

Para fazer o trabalho nas placas aéreas maiores, são elas fixadas em pórticos e semipórticos sob a pista, “é necessário que ocorram pequenos bloqueios de faixas de circulação, então o serviço se inicia às 20h e se estende até a madrugada”, explica o secretário da Defesa Social e Trânsito de Curitiba, Guilherme Rangel.

Além disso, o trabalho de limpeza especial, do Departamento de Limpeza Pública da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, é rotineiro na raspagem de cartazes que são colados em postes e placas indevidamente.

No município de São Paulo o cidadão pode fazer a solicitação através do telefone 156. A execução dos serviços de confecção, instalação, manutenção, conservação e reposição das placas e unidades identificadoras de vias e logradouros públicos, instaladas nos cruzamentos, entroncamentos, início e término de vias, fica a cargo da Secretaria municipal de transportes.

placas-de-rua

Material utilizado na confecção das placas de trânsito

Geralmente o material utilizado nessas placas de rua são confeccionadas em diversos materiais entre eles: Aço, alumínio e plástico reforçado. Seu sinal pode ser feito em impressão digital, serigrafia e película sobre película, para todos são utilizadas as películas refletivas, que possuem durabilidade mínima de 07 anos, dependendo do tipo pode chegar a 15 anos.

Na loja viária você pode adquirir somente o adesivo refletivo.

Como é feita a instalação das Placas ?

Para a instalação das placas de rua, deve-se levar em consideração o vão livre, que é a distância entre a parte inferior da placa até o solo, esta altura varia entre 1,90 a 2,20 metros em vias urbanas. A profundidade do buraco a ser feito para a implantação do poste deve ser de aproximadamente 50 cm.

Caso fique com alguma dúvida de como fazer a instalação das placas de trânsito, baixe nosso e-book gratuito

Indicamos a leitura sobre Tamanho de placas de Sinalização de trânsito

O mais importante aqui e deixar a mensagem da importância do trabalho da implantação e manutenção das placas de trânsito, com isso tanto os motoristas quanto os pedestres podem se sentir mais seguros ao transitar pelas vias urbanas e até mesmo vias rurais, contando com a sinalização correta.

Conheça a Loja Viária

Está precisando adquirir placas de sinalização para a sua empresa ou estabelecimento comercial? contamos com uma infinidade de placas, alarmes e adesivos que deixarão o seu ambiente de trabalho mais seguro. Faça um orçamento sem compromisso!

Acompanhe-nos nas redes sociais.