Você está visualizando atualmente Como garantir o cumprimento de regras com ajuda da sinalização para condomínios

Como garantir o cumprimento de regras com ajuda da sinalização para condomínios

O cumprimento de regras em um condomínio é dever de todos. Confira algumas dicas práticas para que elas sejam respeitadas de uma vez por todas.

Garantir o cumprimento de regras, principalmente para moradores de um condomínio, pode ser uma tarefa um tanto quanto complicada. As pessoas não seguem as regras propostas por dois motivos: ou não sabem exatamente como elas funcionam ou simplesmente não desejam saber.

Se você reside em um condomínio, saiba que o cumprimento de regras é dever de todos, sejam moradores, visitantes ou prestadores de serviço. O dever do condomínio é apenas disponibilizar e apresentar a sinalização de forma correta. Nesse quesito, a sinalização viária é de grande importância e tem auxiliado a propiciar clareza e eficiência na comunicação. 

Neste artigo, a Loja Viária apresenta algumas dicas para que o síndico, juntamente com os moradores, faça valer as regras do condomínio. Confira!

Reforce a sinalização para o cumprimento de regras

A convivência nem sempre é fácil, ainda mais em condomínios com muitos moradores. Por isso, quando falamos sobre cumprimento de regras, o primeiro passo é reforçar a sinalização, pois alguns moradores (principalmente os novos) podem alegar que não sabiam sobre determinada regra, que não foram avisados ou que não viram nos murais.

Para reforçar a comunicação dentro do condomínio, a sinalização viária é de grande ajuda. O síndico pode adicionar cones para chamar a atenção, placas de avisos e também utilizar tintas de demarcação viária para pintar onde deseja. 

Dê uma advertência por escrito

Se mesmo com o reforço da sinalização determinado morador insistir em não cumprir as regras do condomínio, chegou o momento de adverti-lo por escrito. Lembre-se de fazer uma cópia da advertência para você e uma para o morador que será advertido. Anexe esta cópia junto aos documentos do condomínio como evidência, caso haja necessidade no futuro.

Utilize as punições previstas em lei

Se mesmo com a advertência o morador continuar a desrespeitar as regras, é hora de puni-lo mais severamente. Com certeza, você já deve ter ouvido aquele ditado popular que diz que muitas pessoas só sentem quando mexe no bolso, não é mesmo? Talvez alguns moradores do seu condomínio pensem dessa maneira.

Na hora de uma punição mais severa, lembre-se de estar totalmente ciente do que pode ou não ser feito de acordo com o Código Civil, regulamento interno do condomínio e resoluções tomadas em assembleia.

Lembre os moradores de seus direitos e deveres

Outra tática que pode ajudar é sempre lembrar os moradores de seus direitos e deveres para com o condomínio e com as demais pessoas que habitam o mesmo espaço. Sendo assim, coloque avisos nos murais, anexe recados aos boletos e, sempre que possível, relembre pessoalmente as regras que constam no regimento interno e o que pode acontecer com o não cumprimento das mesmas. 

Mais sinalização viária no seu condomínio para o cumprimento de regras

Reforce a sinalização viária no seu condomínio. Os moradores perceberão a diferença e vendo a sinalização diariamente mudarão de atitude. Afinal, o reforço da sinalização também é bom para visitantes e prestadores de serviço que passam pouco tempo ou não conhecem o condomínio. Entre em contato com a Loja Viária e faça um orçamento!