Você está visualizando atualmente Sinalização para estacionamentos: o que considerar na hora de montar sua estrutura ou padronizar seu espaço

Sinalização para estacionamentos: o que considerar na hora de montar sua estrutura ou padronizar seu espaço

Você tem dúvidas sobre sinalização para estacionamentos? Então o seu lugar é aqui!

Quando o assunto é sinalização para estacionamentos, sempre surgem muitas dúvidas: a sinalização deve seguir o Código de Trânsito Brasileiro (CTB)? É melhor utilizar a sinalização vertical ou horizontal? Afinal, as marcações no chão são realmente importantes?

Para esclarecer as suas principais dúvidas sobre sinalização para estacionamentos, o time da Loja Viária preparou este conteúdo exclusivo! Então, vamos começar falando sobre a necessidade de padronização dos sinais em um estacionamento.

É preciso padronizar a sinalização para estacionamentos?

Esta é a principal dúvida da grande maioria dos responsáveis por estacionamentos. E a resposta é: sim! A sinalização para estacionamentos precisa ser padronizada e atender ao que diz o Código de Trânsito Brasileiro. Afinal, o estacionamento é uma parte do trânsito e as regras aplicadas são as mesmas.

As sinalizações, sejam elas verticais ou horizontais, precisam também respeitar o que diz a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) quanto a tamanho, material utilizado, cores e símbolos. Sendo assim, é importante que a sinalização esteja visível a longo alcance e também seja de fácil entendimento para todos os usuários do estacionamento.

Sinalização para estacionamentos horizontal e vertical 

A função da sinalização, seja nas ruas ou estacionamentos, é orientar o motorista e os pedestres visando a segurança de todos que circulam em determinado local. Por isso, na hora de sinalizar um estacionamento, é importante levar em consideração os dois tipos de sinais: horizontal e vertical.

As placas verticais são muito importantes na sinalização para estacionamentos, pois são elas que ficam mais visíveis para quem está dirigindo. Dessa forma, logo na entrada, o estacionamento precisa conter algumas placas essenciais:

Além da sinalização vertical, as marcações no chão também são importantes para informar sobre a existência de faixas de pedestre e lombadas e também a delimitação de vagas e espaços. 

Acessibilidade nos estacionamentos

A Lei da Acessibilidade (n. 10.098, sancionada em dezembro de 2000) garante a promoção da acessibilidade para todas as pessoas portadoras de deficiência, e isso inclui vagas exclusivas em estacionamentos. Por isso, cada estacionamento deve ofertar o mínimo de 2% das vagas para este público específico. 

Portanto, no momento de montar a sinalização para estacionamentos, é muito importante considerar o material que será utilizado para informar sobre a existência e localização das vagas especiais. Na entrada do estacionamento, é possível informar através de placas sobre a existência de vagas para portadores de deficiência.

Dentro do estacionamento, as vagas para idosos e pessoas portadoras de deficiência devem ser identificadas, seja através da aplicação de Line Tapes ou da pintura da via 

Conheça a Loja Viária

Com um time experiente e qualificado, a Loja Viária está disponível para auxiliar você na sinalização de estacionamentos ou de qualquer outra via de sua necessidade.

Além da confiança nas informações, na Loja Viária você encontra produtos de qualidade que deixarão o seu projeto ainda melhor! Então, entre em contato conosco e faça um orçamento sem compromisso.