Skip to main content
asfalto-sinalizacao-horizontal

Como funciona a Sinalização Horizontal

Dentro da sinalização viária, existem subsistemas e a sinalização horizontal é um deles, ela utiliza-se de linhas, símbolos, marcações e até mesmo legendas pintadas sobre o pavimento. E seu objetivo é organizar o fluxo de veículos e pedestres, controlando e orientando. Os subsistemas, que são a sinalização horizontal e vertical, são complementares por isto dependem um do outro para que tudo fique equilibrado.

 

E diferentemente dos sinais verticais a sinalização horizontal mantém alguns padrões, no qual a mistura e a forma de colocação na via definem os diversos tipos de sinais.

 

Padrões

Vamos conhecer agora os padrões de traços da sinalização horizontal:

Continuada: são linhas que sem corte e ou interrupções percorrem todo o trecho da via onde esteja demarcando, e ela pode ser demarcada longitudinalmente ou transversalmente opostas à via.

 

continuada-3

 

 

Tracejada/Seccionada: São as linhas com espaçamento entre as mesmas, e este espaçamento pode ser maior ou menor que o traço.

 

tracejada-1

 

Símbolos e legendas:  São informações escritas e ou desenhadas no pavimento indicando ou complementado a sinalização vertical.

 

simbolo-2

 

 Cores

­­­­

A sinalização horizontal trabalha com 5 cores:

 

Amarela: É utilizada para regulamentar os fluxos de sentidos opostos, na delimitação de espaços proibidos para estacionamento.

amarela-1

 

 

 

 

Vermelha:  É utilizada na regulamentação de espaços destinados ao deslocamento de bicicletas e ou símbolos de hospitais, farmácias, entre outros.

vermelha-2

 

 

 

 

Branca: Utilizada na regulamentação de fluxos do mesmo sentido; na delimitação de espaços especiais de trechos de vias, destinadas ao estacionamento regulamentado de veículos em condições especiais, na marcação de faixas de travessias de pedestres, na pintura de símbolos e legendas.

branco-1

 

 

 

 

Azul: É utilizada apenas na pintura de símbolos em áreas especiais de estacionamento ou de parada embarque e desembarque de pessoas com deficiência física

azul-1

 

 

 

 

Preta: Utilizada para proporcionar contraste entre o pavimento e a pintura.

 

preta-2

 

 

 

 

Verde: Utilizada em áreas especiais e corredores de ônibus

verde-1

 

 

 

 

Classificação

A sinalização horizontal também é classificada em

  • Marca longitudinais
  • Marcas transversais
  • Marcas de canalização
  • Marcas de delimitação e controle de estacionamento e ou parada e inscrição no pavimento

 

Agora que você já sabe o que é sinalização horizontal. Sabia que você mesmo pode fazer tudo isso em seu condomínio/empresa que está precisando de demarcação no estacionamento, rua, pavimento? Sim!

 

Existe um ecommerce especializado em sinalização viária, lá você encontra todos os melhores produtos mercado e toda a explicação de como deve proceder, para que você mesmo possa fazer e deixar tudo devidamente sinalizado mantendo a assim a segurança do local.


Para acessar o site, clique aqui

www.lojaviaria.com.br

Redes Sociais:
follow_subscribe

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/lojaviaria/www/blog/wp-includes/functions.php on line 4339

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/lojaviaria/www/blog/wp-includes/functions.php on line 4339