Você está visualizando atualmente As 5 cores da demarcação viária

As 5 cores da demarcação viária

A demarcação viária é composta por 5 cores normalizadas. Você sabe qual a cor utilizar na sua demarcação? A demarcação viária é composta por linhas, marcações, símbolos e legendas, pintados sobre o pavimento, mas para que isso seja funcional, foram criadas normas como padrão, e a cor da tinta pode definir o tipo de demarcação.

A cores da sinalização horizontal tem como função, organizar fluxos de veículos e pedestres, controlar e orientar deslocamentos sobre situações de geometrias, topografia e obstáculos, além disso, ela complementa sinais de regulamentação, advertência e indicação.

Confira quais são as 5 cores e o que define cada tipo de demarcação:

Por norma, a demarcação viária mantém alguns padrões, e a cor está dentro deles. Portanto, a sinalização horizontal, por norma, é formada por 5 (cinco) cores, são elas, amarelo, branco, vermelho, azul e preto.

Amarela

Utilizada na regulamentação de fluxos de sentidos opostos, delimitação de espaços proibidos de circulação e estacionamentos, sinalização de obstáculos.

Branco

Utilizada na regulamentação de fluxos de mesmo sentido, delimitação de trechos de vias destinados a estacionamentos regulamentado, faixas de pedestres, símbolos e legendas.

Vermelho

Utilizada para contraste em pavimentos com ciclo faixas e ciclovias, associada a faixas de bordo branca ou de divisão de fluxo de mesmo sentido e em símbolos de farmácias e hospitais.

Azul

Para pintura de fundo de símbolos de vagas de estacionamentos especiais e em parada de embarque e desembarque.

Preto

Utilizada de fundo para contraste entre o pavimento e a demarcação.

cor-correta-de-demarcacao-1
A cor pode definir o tipo de demarcação.

Cores não normalizadas, porém utilizadas:

Além dessas 5 cores, existem outras cores utilizadas na demarcação viária, porém não normalizadas. São elas:

Verde

Para delimitar áreas especiais de pedestres e corredores de ônibus.

Cinza

Também utilizada para proporcionar contraste entre o pavimento e a pintura (fundo de faixas e demarcações).


É importante sempre se manter dentro das normas quando efetuar a demarcação, a cor é uma parte importantíssima deste processo, principalmente quando se trata de faixas, a cor da tinta pode definir o tipo de demarcação.

encontre-a-tinta-ideal-para-a-sua-sinalizacao-viaria
Na Loja Viária você encontra todos as cores de tinta para demarcação viária, de acordo com as normas regulamentadoras. Confira!

O tipo de tinta também é um fator importante para esse processo, existem tintas específicas para a demarcação viária, portanto elas atendem normas regulamentadoras, são duráveis, resistentes a abrasão, atendem as cores exatas, entre outros, quer conhecer mais sobre os tipos de tinta viária? Veja mais em nosso artigo Tipos de Tintas de Demarcação e suas Normas.

Agora que sabe como e aonde utilizar as cores, “mão na tinta” e bora pintar e demarcar!