Você está visualizando atualmente Como usar o gabarito da melhor forma para fazer a sinalização horizontal.

Como usar o gabarito da melhor forma para fazer a sinalização horizontal.

Os gabaritos de sinalização viária são peças fundamentais para manter o padrão de medida. Sendo assim, esses formatos são de acordo com as normas regulamentadoras de trânsito. Além disso, eles garantem uma agilidade para o serviço e acabamento profissional da demarcação.

Qualquer pessoa pode utilizar os gabaritos, não precisa ser profissional na área de pintura e demarcação.

Mas você sabe como usar o gabarito da melhor forma na sinalização horizontal? Então, vamos falar no que se atentar na hora do serviço neste artigo.

Feitos em chapas, podem ser eles Gabaritos de Aço, Gabarito de MDF, Gabaritos de Poliestileno (PS), Gabaritos adesivo e outros tantos. Afinal, o importante é manter os padrões numéricos, letras, símbolos e pictogramas de acordo com as Normas. Por isso, a chapa deve resistir a química da tinta sem deformar ou derreter. O corte das marcas, números, letras e símbolos e feito a laser.

Uma vez que, esse tipo de corte garante uma precisão do desenho a ser demarcado.

Instrução para a demarcação

Antes da aplicação e necessário retirar as impurezas da superfície, como poeira, pedras, óleos e demais detritos que possam danificar ou barrar a tinta ao solo.

Após a limpeza do local, posicione o gabarito no local onde irá demarcar. Além disso, verifique se ele pode se mover durante a pintura. Por isso, as chapas mais leves é indicado que as fixe com uma fita adesiva para que ela não saia do lugar no ato da pintura.

É necessário achar a centralização do gabarito, para que não fique a marcação não fique torta. Sendo assim, é possível utilizar um fio de giz ou até mesmo apenas marcar com o giz. Assim tire as medidas seja da rua vaga de estacionamento ou qualquer outro local.

Feito a marcação, centralização e fixação da chapa do gabarito, pode iniciar a pintura e demarcação do símbolo ou legenda. Dessa maneira, é importante utilizar tintas próprias para a demarcação viária, elas suportam o trafego de veículos sobre elas, dando uma maior durabilidade a demarcação.

Após a pintura, já pode retirar a chapa dos gabaritos/stencil logo em seguida e coloque alguma restrição no local demarcado para que ninguém passe por cima da demarcação durante a secagem e cura da tinta.

As tintas de demarcação viária são de rápida secagem, para que não tenha que interditar o local por muito tempo. Sendo assim, elas variam a secagem de 20 a 30 minutos para a cura total do material. Porém, esse tempo varia por questão de clima, em dias quentes elas secam muito mais rápido do que em dias frios. Então, Se atente a indicação do fornecedor referente a cura da tinta.

Após dado este tempo, já pode liberar o trânsito.

Cuidados com os gabaritos

Os gabaritos pode ser reutilizado por várias vezes, a durabilidade vai depender do cuidado e armazenamento da chapa.

É necessário, após a utilização, fazer a limpeza da chapa, retirando a tinta acumulada nela, podendo ser com solvente, água ou raspagem, isso irá depender do tipo de material da chapa, então procure saber o que a sua chapa resiste.

Armazene a chapa em um local plano, evitando que a mesma dobre, envergue ou quebre, em caso que possa acontecer uma dessas coisas é certo que irá ficar mais difícil reutilizar, dependendo do caso.

O gabarito deve ser utilizado em superfície plana, armazenado de forma correta para que o mesmo possa ser utilizado por várias vezes.

Na Loja Viária você encontra diversos gabaritos para a sinalização viária, seja rua, estacionamento ou calçada, caso não encontre o seu modelo entre em contado com nossa equipe que iremos personalizar de acordo coma sua necessidade.

Se você trabalha com sinalização viária e gostou deste assunto, leia também Gabaritos de sinalização e Estacionar em vagas para idoso e PCD: Infração Gravíssima, tenho certeza que pode te ajudar também.