Você está visualizando atualmente Melhores indicações de tipos de placas para autoescolas

Melhores indicações de tipos de placas para autoescolas

Regulamentação, advertência, indicação… Afinal, conheça os principais tipos de placas para autoescolas.

As placas para autoescolas desempenham um papel fundamental durante o período de aprendizagem do novo motorista. Por isso, através da observação destes sinais, o aluno compreende como deve agir em locais movimentados. Sendo assim, ter uma boa conduta e respeitar a sinalização é extremamente importante para um trânsito seguro.

Algumas placas de sinalização são mais comuns de serem vistas no trânsito, enquanto outras, apesar de terem funções específicas, não são tão corriqueiras. Neste artigo, a equipe da Loja Viária separou as melhores indicações de tipos de placas para autoescolas. Então, continue conosco e boa leitura!

Placas de regulamentação

As placas de regulamentação indicam proibições, limitações e obrigações dos motoristas durante o uso das vias. Elas têm formato redondo, fundo branco e bordas vermelhas – com exceção das placas de Pare e Dê a Preferência.

Não obedecer a sinalização de regulamentação constitui infração de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e o motorista fica sujeito a multas e penalidades, incluindo a remoção do veículo.

Exemplos de placas de regulamentação: 

Placas de advertência

As placas de advertência servem para regular o trânsito, ou seja, elas contém orientações aos condutores e pedestres sobre as condições das vias.

De formato triangular, as placas de advertência possuem fundo amarelo e bordas pretas. Dessa forma, alguns exemplos deste tipo de sinalização:

  • estreitamento da faixa;
  • lombada;
  • obras.

Placas de indicação

Estas placas mostram aos motoristas locais importantes, como municípios próximos. Sendo assim, quando a placa de indicação possui fundo azul, ela está mostrando a localização atual do motorista. Por isso, quando possuem fundo verde, as placas mostram as distâncias. 

Placas educativas

As placas educativas têm como objetivo mostrar ao motorista como ele deve agir no trânsito. Afinal, estas placas possuem fundo branco.

Um exemplo clássico deste tipo de sinalização são as placas com dizeres sobre não jogar lixo na via ou placa de advertência.

Placas de atrativos turísticos

Estas placas têm fundo marrom e mostram os pontos turísticos de uma região. Além do nome, elas podem possuir um ícone mostrando o que o turista conhecerá ao chegar em determinado local. Elas podem ou não ter a distância discriminada. 

Placas de serviços auxiliares

As placas de serviços auxiliares mostram a localização de pontos úteis aos motoristas, como restaurantes, banheiros, hotéis e postos de gasolina. Dessa forma, possuem o fundo Azul, borda e quadro do pictograma branco e pictograma preto. 

Sinalização horizontal

A sinalização horizontal é bastante diferente das placas. Por isso, as suas principais características são as legendas, símbolos, marcações e linhas que são pintados no chão. Sendo assim, a finalidade da sinalização horizontal é orientar e organizar o fluxo de veículos e pedestres, além de controlar os deslocamentos e reforçar a sinalização vertical. 

Exemplos de sinalização horizontal:

  • Legendas, como por exemplo a palavra “Pare” próximas às esquinas;
  • pinturas em estacionamentos;
  • Pictogramas em vagas exclusivas de estacionamentos, tais como idoso e deficiente físico;
  • faixas de segurança, em áreas industriais ou locais que necessitem isolamento e divisão;
  • Faixas longitudinais;
  • Faixas transversais.

Placas para autoescolas você encontra na Loja Viária

Na Loja Viária você encontra todos os tipos de placas para autoescolas: de regulamentação, advertência, indicação, educativas, atrativos turísticos e auxiliares. Além disso, aqui você também pode adquirir todo o material para a sinalização horizontal. Então, entre em contato conosco e faça um orçamento sem compromisso. Estamos esperando a sua visita em nossa loja virtual. Até a próxima!