Skip to main content
dispositivos auxiliares principal

Dispositivos Auxiliares O que são?

Hoje iremos falar especialmente dos dispositivos auxiliares, pois mesmo que sejam apenas auxiliadores são importantes para a segurança viária. E quando aplicados ao pavimento  ou nos obstáculos ao seu redor tornam a via mais eficiente e segura.

 

Estes dispositivos são feitos de formas, materiais e cores variados, e podem ser refletivos ou não. E suas funções são:

  • Aumentar a percepção da sinalização, do alinhamento e ou de obstáculos à circulação.
  • Diminuir a velocidade praticada
  • Auxiliar na proteção aos usuários
  • Alertar os condutores das situações perigosas ou em potencial.

Mas quais são os dispositivos auxiliares? São os delimitadores,tachões, tachas, maxi tachas, calotas, cones, adesivo (cola), sinalizadores, defensas metálicas, luminosos, entre outros. Devemos lembrar que eles são sinais de trânsito e por isto devem respeitar o artigo 82 do Código de Trânsito Brasileiro e suas especificações derem atender as Normas da ABNT.  Além disto os dispositivos são separados por categorias, e são elas:

 

  • Dispositivos Delimitadores

São utilizados nos limites do espaço destinado, e separação nas faixas de circulação para facilitar o entendimento e melhorar a percepção do motorista.

dispositivos-delimitadores

 

  • Dispositivos de Canalização

São utilizados para substituir as guias em calçadas ou então segregar as pistas para uso exclusivo.

 

dispositivos-canalizadores

 

 

  • Dispositivos de sinalização

Estes são os marcadores de obstáculo e perigo. Sim! Os marcadores também se enquadram assim como os delineadores, eles servem para auxiliar no aviso aos motoristas de um novo sentido, ou desvio para obras.

dispositivos-marcadordeperigo

 

  • Dispositivos de proteção continuada

Eles acima de tudo são dispositivos de segurança e servem para proteger a vida do condutor e das pessoas que estiverem com eles. Pois eles absorvem o impacto do veículo no momento da contusão.

dispositivos-protecao

  • Dispositivos de uso temporário

Utilizados em sua maioria para sinalização de obras ou até mesmo estacionamentos. Por isto tem cores chamativas e faixas refletivas, para se destacarem até mesmo a noite.

 

dispositivos-temporarios

 

Por isto, cada dispositivo tem sua importância na sinalização como um todo. Logo, é importante fazer a manutenção ou a troca quando necessário. Pois  eles ajudam a evitar os acidentes e mantém a organização.

Por hoje vamos ficando por aqui, mas caso ainda tenha alguma dúvidas sobre os dispositivos auxiliares ou até mesmo sobre outro assunto relacionado a sinalização. Entre em contato conosco, teremos o prazer em ajudá-los.

Redes Sociais:
follow_subscribe

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/lojaviaria/www/blog/wp-includes/functions.php on line 4339

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/lojaviaria/www/blog/wp-includes/functions.php on line 4339