Você está visualizando atualmente Os 8 EPIs mais importantes no setor de sinalização viária

Os 8 EPIs mais importantes no setor de sinalização viária

Setor de sinalização viária: conheça os EPIs que devem acompanhar o trabalhador diariamente.

Os Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) são essenciais para garantir a segurança do colaborador em determinadas funções e também para propiciar melhores condições de trabalho. Afinal, é obrigação do empregador fornecer os EPIs necessários para os funcionários.

Confira os 8 EPIs essenciais!

Neste artigo, a Loja Viária selecionou os 8 EPIs mais importantes no setor de sinalização viária. Sendo assim, você sabe quais são e qual a função de cada um? Então, continue com a gente!

1. Luva emborrachada

A luva é um dos EPIs mais utilizados pelos trabalhadores de qualquer área. Por isso, quando emborrachada, ela serve para manusear equipamentos eletrônicos, ferramentas, itens de logística e tudo o mais que necessite aderência na pega.

2. Luva descartável

Entre todos os tipos de luvas disponíveis no mercado de proteção individual, a descartável é a mais utilizada. Elas são versáteis e têm um revestimento baixo. Sendo assim, cada modelo de luva descartável (látex natural, nitrílica ou vinil) deverá ser utilizado para determinada função, uma vez que o tipo de proteção muda de um modelo para o outro. 

3. Óculos de proteção individual

Os óculos servem para proteger os olhos de partículas (faíscas, respingos, poeira) que possam ser arremessadas durante a realização do trabalho. Assim como as luvas, os óculos de proteção também são utilizados nas mais diversas atividades. Afinal, eles podem ser confeccionados com lente incolor ou fumê.

4. Uniforme como EPIs

Quando o assunto é EPI no setor de sinalização viária, o uniforme com faixa refletiva é de extrema importância. Ele é feito em uma material durável que aguenta o trabalho pesado e também o grande número de lavagens. O uniforme pode ser formado apenas por uma peça (jaleco ou calça) ou por ambas. Dessa forma, ele é essencial para que o trabalhador seja visto de longe por outras pessoas e motoristas.

5. Protetor auricular

O protetor auricular serve para amenizar os impactos na audição do trabalhador que está exposto aos mais diversos ruídos. No trabalho em rodovias, por exemplo, o uso é obrigatório devido ao barulho constante de veículos.

6. Colete refletivo

O colete refletivo deve ser utilizado por cima do uniforme quando este não possuir as faixas refletivas. Por isso, ele pode ser mais simples do tipo X ou na forma de colete

7. Bota de segurança 

A bota de segurança é confeccionada em couro e, em alguns casos, possui uma biqueira de aço ou outro material resistente. Sendo assim, ela protege o trabalhador de perfurações, cortes, escorregões e muitos outros possíveis acidentes de trabalho.

8. Capacete de segurança

O capacete de segurança é utilizado por trabalhadores de eletricidade e também em ambientes onde há risco de queda de objetos (material que pode cair de cima de uma carga, por exemplo). Afinal, ele protege a cabeça como um todo e, dependendo da situação, pode salvar a vida do colaborador.

Conheça a Loja Viária e os EPIs disponíveis

A Loja Viária possui todos os EPIs necessários para manter a segurança do colaborador no setor de sinalização viária. Entre em contato conosco, converse com um de nossos atendentes para conhecer a qualidade dos produtos e faça um orçamento sem compromisso. Então, estamos esperando a sua visita!