Você está visualizando atualmente A importância da mobilidade urbana e seus principais desafios
mobilidade urbana

A importância da mobilidade urbana e seus principais desafios

Entenda o que é mobilidade urbana e os desafios enfrentados, principalmente nas grandes cidades.

A mobilidade urbana, conceito importante que influencia diretamente o bem-estar da população e o desenvolvimento das cidades, vem se tornando um grande desafio.

Devido ao aumento da quantidade de veículos particulares circulando nas ruas diariamente e o número insuficiente de vias de trânsito nos grandes centros, o transporte coletivo acaba perdendo espaço e, em muitos casos, se tornando ineficaz ao seu propósito.

A seguir, vamos entender o que é mobilidade urbana, a importância dela para as cidades e os desafios que a aguardam no futuro. Boa leitura!

Mobilidade urbana: o que é?

Chamamos de mobilidade urbana a capacidade e os meios que o indivíduo tem para se deslocar nas cidades. A sua locomoção pode ter fins pessoais, econômicos e/ou sociais. 

Você consegue se deslocar facilmente de um ponto a outro por causa da mobilidade pensada para a sua cidade. Essa locomoção pode ser feita em um veículo particular ou utilizando o transporte coletivo. 

Importância para as cidades

A mobilidade urbana tem importância fundamental no deslocamento e locomoção dos indivíduos. Sem ela, seria impossível transitar de um lugar para outro. 

Ao ser implantado nas cidades, este conceito traz uma maior fluidez ao trânsito. Desta forma, todos conseguem chegar ao destino quando necessitam.

Cidades onde a mobilidade não vem sendo trabalhada como deveria e onde a frota de veículos particulares chega a números altos, é possível perceber que o trânsito não flui e os congestionamentos são frequentes.

Desafios da mobilidade urbana para o futuro

A mobilidade urbana enfrenta muitos desafios no Brasil, principalmente nas grandes cidades. O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) listou alguns fatores que são prejudiciais ao desenvolvimento deste conceito. São eles:

Maior número de veículos particulares nas ruas

É natural que, ao longo da vida, o ser humano busque por mais conforto e segurança. Neste cenário, o aumento do número de veículos particulares se torna um dos maiores desafios para a mobilidade. De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), atualmente o Brasil conta com um veículo para cada quatro habitantes.

Em horários de pico, os congestionamentos são imensos, principalmente em grandes cidades. Outro impacto negativo do aumento do número de veículos particulares se refere ao comportamento do ser humano ao volante. Pessoas nervosas e estressadas acabam causando mais acidentes. 

Projetos de infraestrutura têm custos altos 

O alto custo dos projetos de infraestrutura é outro grande desafio para a mobilidade urbana. Para que os veículos particulares e o transporte coletivo trabalhem em conjunto, é preciso que existam sistemas de transporte e vias adequados.

Rápido crescimento populacional

O rápido crescimento da população, principalmente nas grandes cidades, é outro grande desafio para a mobilidade urbana. Com mais pessoas se deslocando diariamente, o trânsito fica muito mais intenso e lento. 

Tudo para uma melhor mobilidade urbana: conheça a Loja Viária 

Você sabia que pode contribuir para uma melhor mobilidade sinalizando interna e externamente o seu estabelecimento de forma correta? Fixar placas, adesivos e pintar corretamente as vagas de estacionamento são formas simples de ajudar o cliente da sua loja. Entre em contato conosco e faça um orçamento!