Você está visualizando atualmente O que é mobilidade urbana?
mobilidade urbana

O que é mobilidade urbana?

Entenda o que é mobilidade urbana, a importância do planejamento nas grandes cidades e formas alternativas de se locomover.

As cidades crescem rapidamente. Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil conta, atualmente, com uma população superior a 213 milhões de habitantes.

Apesar da grande distribuição ao longo do território, capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Salvador somam números altos de pessoas circulando diariamente.

Neste cenário, os governos federal, estadual e municipal precisam pensar em políticas públicas para promover a mobilidade urbana. Inclusive, em época de eleição, este se torna um tema bastante debatido nas rodas de conversas.

Mas, você sabe exatamente o que significa mobilidade urbana e como ela pode impactar a sua vida? É sobre isso que falaremos neste artigo. 

Mobilidade urbana: o que é?

Define-se mobilidade urbana como a capacidade que as pessoas têm de circular nas cidades, ou seja, ir de um ponto a outro para resolver assuntos cotidianos. Municípios que não contam com uma boa mobilidade acumulam congestionamentos imensos e os habitantes precisam sair de suas casas com muita antecedência para as atividades.

Importância do planejamento de mobilidade urbana para as grandes cidades

A mobilidade é importante em todas as cidades. Entretanto, os grandes centros demandam uma maior preocupação, afinal o número de pessoas e mercadorias que circulam é muito maior. 

Planejar a mobilidade dos cidadãos para as grandes cidades é um trabalho minucioso que precisa de muita dedicação e atenção. Contudo, quando bem planejado e executado, ele traz ótimos resultados e as pessoas conseguem se movimentar de forma muito mais eficiente.

Sem um bom planejamento de mobilidade urbana é impossível as cidades evoluírem de forma organizada e eficiente. O número de pessoas e veículos que circulam todos os dias é muito grande, por isso é preciso pensar com calma em estratégias que tornem o trânsito mais rápido sem perder a segurança.

Sinalização para veículos e pedestres

A sinalização viária, tanto para veículos quanto para pedestres, é de extrema importância na mobilidade urbana. Sem ela, seria impossível as pessoas se locomoverem rapidamente e com segurança. 

Em algumas cidades, é possível perceber que existe uma preocupação excessiva com os veículos e pouca atenção para com os pedestres. Para uma boa mobilidade, os dois tipos de sinalização devem andar juntos. 

Que tal optar por novas formas de se locomover?

O carro trouxe maior conforto e autonomia para as pessoas, isso não se pode negar. Contudo, o número de veículos particulares está aumentando muito rapidamente e a infraestrutura de mobilidade urbana não consegue acompanhar essa crescente.

Para ajudar a desafogar o trânsito, principalmente nas grandes cidades, algumas medidas estão sendo tomadas. Uma delas é o rodízio de veículos utilizado na grande São Paulo. Outra questão é o incentivo para que as pessoas encontrem novas formas de se locomover.

Usar o transporte público algumas vezes na semana, optar por realizar saídas próximas a pé ou de bicicleta e compartilhar os veículos particulares são atitudes que podem ajudar a promover a mobilidade urbana. 

Você também pode ser um agente ativo da mobilidade urbana sinalizando de forma correta os ambientes externos da sua empresa ou estabelecimento. A Loja Viária trabalha com a venda de produtos para sinalização viária. Entre em contato conosco e faça um orçamento!