Você está visualizando atualmente Confira 5 itens indispensáveis para o isolamento de áreas e circulação

Confira 5 itens indispensáveis para o isolamento de áreas e circulação

Você sabia que os itens de isolamento de áreas de circulação são tratados como EPC (Equipamentos de proteção coletiva)?

Os EPCs são dispositivos que tem a finalidade de preservar a saúde física do trabalhador. Dessa forma, delimitando uma determinada área ou equipamento mediante anteparo apropriado. Com a finalidade de impedir que terceiros acessem a área de risco.  Afinal, a Norma NR- 26, que trata da sinalização de segurança diz: Ato de alertar quanto aos riscos de determinada área com a finalidade de prevenir acidentes.

Sendo assim, dentro da sinalização de segurança existes diversos itens para isolamento de áreas e circulação. Então, vamos ver alguns deles.

Itens para Isolamento de áreas e circulação

De acordo com a Norma NR-26, devem ser adotadas cores para segurança em estabelecimentos ou locais de trabalho. Isso com a finalidade de indicar e advertir acerca dos riscos existentes.

Além da pintura de canalização, temos as placas que sinalizam: emergência, perigo e obrigações. Dessa forma, podemos incluir coletes refletivos, cones de sinalização, pedestais e correntes plásticas. Além disso, s fitas zebradas para demarcação de piso.

1.Pintura de canalização

As cores para a segurança são padronizadas, a fim de fácil compreensão. Sendo assim, as cores padrão são: Vermelho, Laranja, Amarelo, Verde, Azul, Púrpura, Branca e Preto.

Vermelha:

 Utilizada par identificar equipamentos de proteção e combate a incêndio e portas de emergência.

Amarela:

Utilizada em locais que exijam “cuidado!”.

Verde:

A cor verde é caracterizada por “segurança”

Laranja:

A cor laranja é utilizada para indicar “Perigo!”:

Azul:

cor azul é empregada para apresentar um comportamento obrigatório.

Purpura:

Indica perigos procedentes de radiação eletromagnéticas e partículas nucleares.

Branca:

A cor branca é utilizada em Faixas de passagem, passarelas, corredores de circulação de pessoas etc.

Preta:

Utilizado para indicar coletores de resíduos, exceto os de origem de serviços de saúde.

Leia mais sobre as cores de sinalização neste Guia de Sinalização Industrial.

loja_viaria_banner_ebook_guia_de_sinalizacao_INDUSTRIA_26_01_22_v1-1024x269

2.Placas de aviso, perigo e obrigações

Placas de aviso:

As placas de aviso têm o objetivo de reforçar a segurança e os procedimentos que devem ser realizados no ambiente de trabalho. Dessa forma, um exemplo de placa de aviso bastante utilizado nos últimos meses é o de uso de máscara.

Placas de perigo:

Servem para alertar sobre a possibilidade de o funcionário sofrer ferimentos graves e, inclusive, morte. Sendo assim, um exemplo clássico de placas que caracterizam perigo são as colocadas próximas a locais de alta tensão.

Placas de atenção:

As placas de atenção, como o próprio nome já diz, servem para chamar a atenção do colaborador sobre um determinado risco ou uma situação específica. Afinal, as placas de atenção servem, ainda, para orientar os funcionários sobre procedimentos e condutas corretas. Por exemplo, um uso comum de placas de atenção nas indústrias é sobre o uso dos EPIs.

Placas de sinalização de limpeza:

As placas de sinalização de limpeza são essenciais, tanto para prédios comerciais como residenciais, também conhecido como Cavaletes de atenção. Dessa maneira, a sinalização viária por meio de placas com os seguintes dizeres “piso escorregadio”, “piso molhado” e “limpeza em andamento” podem prevenir graves acidentes.

Coletes refletivos

Segundo a Norma NR-26: É obrigatório o uso de colete ou tiras refletivas na região do tórax e costas quando o trabalhador estiver a serviço em vias públicas. Dessa maneira, sinalizando acessos ao canteiro de obras e frentes de serviços ou em movimentação e transporte vertical de materiais.

O Colete Refletivo de Sinalização é utilizado como proteção individual, em locais de com fluxo de carro, em qualquer período do dia. Além disso, é confeccionado em tecido poliéster, cores fluorescentes, com duas faixas refletivas na cor prata, medindo 5 cm de largura cada.

Cones de sinalização

Os Cones também servem para isolamento de áreas e circulação do local. Afinal, existem em diversos tamanhos (50cm, 75cm, 90cm e 110cm) e na combinação das cores preto com faixas amarelas e laranja com faixas brancas. Geralmente, possuem faixas refletivas. São bastante utilizados para sinalizar o trânsito, mas também podem servir como itens de segurança e limitadores dentro dos próprios prédios.

Acreditamos que você vai gostar desse artigo tipos de cones para sinalização.

Fitas para isolamento de áreas e circulação

As fitas de demarcação de solo é uma boa opção para demarcar o piso, vidro e outras superfícies lisas, áreas industriais, comércios em geral, hospitais, bancos, filas, tendo o objetivo principal organizar e alertar alguma região. Fita de alta resistência a umidade, de fácil manuseio e corte.

Aqui você encontra tudo o que precisa para isolamento de áreas e circulação ambientes públicos e privados. Sendo assim, entre em contato conosco e faça um orçamento!