Você está visualizando atualmente Qual a diferença entre refletivo e reflexivo?
texto de blog sobre refletivo e reflexivo

Qual a diferença entre refletivo e reflexivo?

Entenda as definições de refletivo e reflexivo e as principais aplicações das películas, fitas e adesivos de sinalização.

“Está na hora de comprar um capacete com fitas refletivas para que eu possa ter mais segurança no trânsito… Ou seriam fitas reflexivas?”. Em algum momento você já se pegou pensando sobre o significado dessas duas palavras, não é mesmo? Pois saiba que, apesar de similares na escrita, elas têm definições bem diferentes.

A seguir, você vai entender de uma vez por todas a diferença entre as palavras refletivo e reflexivo e conhecer as principais aplicações das placas e outros materiais refletivos na sinalização viária. Para saber mais, continue a leitura!

Refletivo e reflexivo: entenda a diferença entre as palavras

A diferença entre as palavras refletivo e reflexivo é bastante simples e, depois desta explicação, você nunca mais vai se enganar ao precisar usá-las. Olha só:

  • Refletivo é aquilo que reflete algo. Portanto, na abertura deste artigo a autora da frase deveria comprar fitas refletivas para o capacete. 
  • Reflexivo: é quem reflete sobre algo. Ou seja, quando uma pessoa é cuidadosa, ela reflete (é reflexiva) antes de tomar uma atitude.

Deu pra perceber a diferença, não é? No caso das placas de trânsito e adesivos/fitas de segurança, o correto é usar a palavra refletivo(a). 

Quais as principais aplicações das placas refletivas?

As placas refletivas de sinalização viária são utilizadas para:

  • Regulamentar o trânsito;
  • Sinalizar obras;
  • Advertir motoristas;
  • Indicar locais, destinos, pontos turísticos e serviços auxiliares;
  • Educar. 

As placas de trânsito devem conter adesivos refletivos para que, com a incidência dos raios solares ou dos faróis dos carros, o sinal desenhado ou a frase escrita sejam visualizados de forma mais clara.

As placas são cobertas por uma película refletiva onde o grau de refletividade pode mudar de acordo com o tipo. De acordo com a ABNT NBR 14644/2021 – Sinalização viária – Películas – Requisitos, existem 10 diferentes tipos de películas refletivas que podem ser usadas na sinalização de trânsito. Confira todos eles neste artigo.  

E quanto aos adesivos e fitas refletivas?

Os adesivos e fitas refletivas tem a mesma funcionalidade da película, porém são aplicados em outros locais. Eles são usados em caminhões, ônibus, carros, motos e bicicletas como forma de alertar os outros motoristas e pedestres sobre a sua presença e também garantir a distância de segurança entre os veículos. 

As fitas refletivas também são usadas em capacetes e nos uniformes e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) de alguns profissionais como sinal de alerta.

Películas refletivas trazem mais segurança para todos que fazem parte do trânsito

Refletivo, reflexivo… Usar a palavra certa para se comunicar é importante. Entretanto, essencial mesmo é a utilização das películas, fitas e adesivos refletivos nos veículos, acessórios e corpo do profissional. Estes itens de segurança são fundamentais, sendo uma forma a mais de proteção para quem está no trânsito todos os dias.

Se você quer saber mais sobre as películas, fitas e adesivos refletivos ou conhecer outros materiais que são comercializados pela Loja Viária, entre em contato conosco e faça um orçamento!