Você está visualizando atualmente ABNT NBR 16820 – Sinalização de Emergência e de Incêndio. O que mudou?

ABNT NBR 16820 – Sinalização de Emergência e de Incêndio. O que mudou?

Entenda as regras da Norma ABNT NBR 16820 – Placas de sinalização de emergência sinalização preventiva de incêndio!

Em vigor desde 2020, a ABNT NBR 16820 – Placas de sinalização de emergência é a Norma que padroniza símbolos, formas, dimensões e cores para sistemas de sinalização preventiva de incêndio e emergência.

Substituta da ABNT NBR 13434, certamente também regulamenta os requisitos do projeto, define métodos de ensaio e trata da manutenção para os dispositivos sinalizadores.

A segurança em é um fator crucial na hora de abrir um estabelecimento comercial, especialmente se tratando de ambiente fechado e uso público e locais com grande concentração de pessoas.

A sinalização de emergência e de incêndio adequada é fundamental no sentido de salvar vidas e proteger o patrimônio, como resultado, a falta desta pode causar ou agravar acidentes, gerar multas e até mesmo impedir o licenciamento da empresa junto ao corpo de bombeiros.

A principal mudança trazida pela nova Norma está acima de tudo na classificação dos tipos de sinalização de emergência em dois grupos, sinalização básica e sinalização complementar.

Sinalização básica (ABNT NBR 16820 – Sinalização de Emergência e de Incêndio)

A Sinalização básica compreende as placas e dispositivos essenciais à sinalização de emergência de uma edificação e engloba 4 classes de placas:

  • Sinalização de proibição – Indica proibição ou coibição de ações que possam representar risco à vida humana, são placas circulares, com fundo branco ou fotoluminescente, contorno ou borda em vermelho e símbolo em preto;
  • Sinalização de alerta – Indica áreas e materiais que representam risco à vida humana. Sua forma é triangular, com cor de fundo amarela ou reticulada e fotoluminescente (quadriculada), com símbolos e moldura na cor preta;
  • Sinalização de orientação e salvamento – Indica rotas de fuga e ações importantes ao salvamento. São placas de formato quadrado ou retangular, com fundo verde e símbolos e contorno branco fotoluminescente.
  • Sinalização de equipamentos de combate a incêndio e alarme – Indica localização e tipo de alarmes e equipamentos de combate a incêndio. O formato das indicações é quadrado ou retangular, com símbolo e bordas em branco fotoluminescente, com fundo em vermelho.

De maneira geral, todas essas sinalizações de emergência e de incêndio devem ser posicionadas em nível superior (acima de 1,80m) ou médio (entre 1,20m e 1,60m), a distância entre as sinalizações varia de acordo com as dimensões da edificação.

Sinalização complementar (ABNT NBR 16820 – Sinalização de Emergência e de Incêndio)

A sinalização complementar tem o objetivo de dar suporte e reforçar a informação contida na sinalização básica, e engloba os seguintes tipos de indicações:

  • Mensagens complementares – São mensagens escritas com o objetivo de fornecer orientação específica para situações de risco específicas ou forma de uso de equipamentos de segurança.
  • Indicação de obstáculos – São faixas em amarelo e preto ou vermelho e branco fotoluminescente que indicam obstáculos em rotas de fuga, como pilares, desníveis de piso e rebaixo de teto, por exemplo.
  • Sinalização de agente extintor – Indica o tipo de agente extintor e os riscos em caso de uso incorreto, por exemplo, extintores de água próximo a equipamentos elétricos.
  • Rota continuada – É instalada geralmente próxima ou junto ao piso e tem por objetivo indicar a rota exata de fuga em caso de emergência.
  • Plano de fuga – Deve ser instalada em locais estratégicos e serve para orientar para os procedimentos a serem adotados em situações de emergência; deve conter a planta do ambiente, bem como indicação de rotas de fuga e equipamentos de combate a incêndio disponíveis.

Diretrizes de projeto e métodos de ensaio

Por fim, a ABNT NBR ABNT 16820 – Sinalização de Emergência e de Incêndio substituta da ABNT NBR 13434, compila também uma série de dicas de segurança e procedimento em caso situações de emergência.

Outro importante destaque da Norma é padronização das diretrizes de projeto (plantas baixas, documentação, manuais técnicos, relatório e inspeção periódica) e dos métodos de ensaio dos dispositivos de sinalização de emergência(testes de fotoluminescência e resistência a chamas, limpeza, névoa salina e intemperismo), assim ambos processos que devem ser conduzidos por empresas devidamente habilitadas para tal.

Saiba mais sobre placas fotoluminescentes em nosso Artigo “O que são Placas fotoluminescentes de emergência?” da mesma forma o nosso artigo “5 vantagens das placas fotoluminescentes

Na Loja Viária você encontra toda a linha de Placas de Sinalização de Emergência e combate a incêndio Fotoluminescentes, confira em nosso site.