Você está visualizando atualmente Descubra os principais tipos de termoplásticos e onde aplicar

Descubra os principais tipos de termoplásticos e onde aplicar

Conheça quais os tipos de termoplásticos mais usados na sinalização viária!

Você sabia que existem diferentes tipos de termoplásticos no mercado? O processo de remodelação dos polímeros artificiais a altas temperaturas é capaz de originar diversos produtos e mercadorias que você encontra nas prateleiras por aí, como brinquedos, itens de higiene e cones de sinalização.

Os termoplásticos já são velhos conhecidos da humanidade. Eles surgiram em 1838, quando Henri Victor Regnault resolveu expor o policloreto de vinila (PVC) à luz solar. O disco de vinil, por exemplo, é uma resina termoplástica que foi muito utilizada durante o século XX.

A seguir, vamos conhecer os principais tipos de termoplásticos existentes e onde eles são aplicados. Para conhecer mais sobre este processo antigo, porém pouco comentado, continue a leitura!

Principais tipos de termoplásticos utilizados pela indústria na atualidade

Entre os termoplásticos mais utilizados pela indústria atualmente, é possível encontrar 6 diferentes materiais. São eles:

1. Poliuretano (PU)

Extremamente versátil, o poliuretano (PU) é composto por poliol, catalisadores e aditivos em reação com isocianato polimérico ou di-isocianato. 

O poliuretano é utilizado pela indústria em diversos materiais, como: 

  • Sofás;
  • Colchões;
  • Tintas líquidas;
  • Isolamento;
  • Revestimento.

2. Poliacetal (POM)

O poliacetal (POM) é uma matéria-prima com características especiais, por isso é bastante usado na produção de peças e produtos técnicos.

Entre as características do poliacetal, podemos destacar: alta rigidez, baixa absorção de umidade, tenacidade, elasticidade e estabilidade dimensional. 

3. Nylon 

Considerado um bom substituto para o metal, o nylon é um material de bastante qualidade. Ele é usado na indústria para a fabricação de peças e engrenagens. 

Entre as características principais do nylon, é possível destacar a cristalinidade alta, a resistência à tração e a densidade moderada. 

4. Politetrafluoretileno (PTFE)

O politetrafluoretileno (PTFE), popularmente conhecido como teflon, é um material que tem características parecidas com o polietileno e é fácil de ser usinado. Bastante usado em panelas, o teflon é um material altamente resistente, escorregadio e antiaderente. 

5. Polietileno (PE)

O polietileno (PE) é um tipo de resina termoplástica bastante flexível e cristalina. É usado em grande quantidade no Brasil para a fabricação de embalagens plásticas.

6. UHMW

Super leve e com uma alta durabilidade, o UHMW é um polietileno considerado de alta densidade. Ele é usado, principalmente, em contêineres, silos, revestimentos e tubos. 

Os termoplásticos, em especial o polietileno, tem uma vida útil bastante grande, uma vez que podem ser reciclados e reutilizados como matéria-prima para novos produtos. 

Termoplásticos na sinalização viária

Os termoplásticos na sinalização viária estão presentes de duas formas diferentes:

  1. Como matéria-prima para a fabricação de itens que são usados para sinalizar e orientar motoristas e pedestres como, por exemplo, os cones de sinalização;
  2. Na demarcação de vias urbanas e rurais, como termoplásticos por aspersão, termoplástico extrudado e os pré-formados, aplicados sob altas temperaturas que podem variar de 90º a 200ºC. Normalmente são aplicados em locais e pontos de alto tráfego de veículos sob a demarcação, tais como, faixas longitudinais, faixas de pedestres, eixos, bordos de pistas, legendas, zebrados, entre outros .

E então, gostou de conhecer um pouco mais sobre os diferentes tipos de termoplásticos? Na Loja Viária você encontra termoplásticos para demarcação para vias urbanas, rurais e estacionamentos. Entre em contato com a nossa equipe e faça um orçamento!