Você está visualizando atualmente A importância das 12 cores determinadas para ambientes de trabalho pelas normas (NR 26 e a NBR 7195)
Fire exit ( Filtered image processed vintage effect. )

A importância das 12 cores determinadas para ambientes de trabalho pelas normas (NR 26 e a NBR 7195)

Entenda a importância das normas NR 26 e NBR 7195 e conheça o significado das principais cores.

A sinalização de segurança, em especial por meio do uso das cores, é de fundamental importância para manter os colaboradores seguros e os ambientes livres de acidentes, além, é claro, da empresa estar de acordo com o que dizem as normas NR 26 e NBR 7195.

Cada uma das cores tem uma finalidade diferente: identificar os equipamentos de segurança, avisar sobre tubulações onde passam gases e líquidos perigosos e alertar sobre obrigatoriedades são algumas delas.

Ao longo deste artigo, vamos conhecer o que cada uma das cores significa e a importância de sinalizar os locais de forma fácil para ser visualizada por todos. Boa leitura!

O que significam as cores utilizadas para sinalização de segurança nas empresas

A NBR 7195 e a NR 26 apresentam o padrão de cores que os empregadores devem seguir para sinalizar as empresas. No total, são 12 cores diferentes que podem ser usadas, cada uma identificando um aspecto diferente. Vamos conhecer o significado das principais.

1. Vermelho 

O vermelho deve ser usado para identificar equipamentos a serem usados pelos colaboradores e outros profissionais durante o combate a incêndio como hidrantes, alarmes e extintores. Além disso, a cor deve servir para distinguir as portas de saída de emergência das demais. 

2. Laranja

Esta cor indica perigo, por isso é usada nas empresas para identificar máquinas, equipamentos, móveis ou outros utensílios que podem apresentar riscos de acidentes.

3. Amarelo

Assim como no semáforo, o amarelo é usado para atrair a atenção. A cor está presente em máquinas que realizam o transporte de cargas e faixas onde circulam pessoas e empilhadeiras.

4. Verde

O verde é a cor da segurança e deve ser usada para determinar onde estão os utensílios e equipamentos de primeiros socorros.

5. Azul

A cor azul indica uma obrigatoriedade. Um exemplo do uso do azul é nas áreas onde a utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) é obrigatória.

6. Branco

Usado para sinalização comum em ambientes internos e externos da empresa. Corredores, passarelas e faixas de segurança devem sempre ser pintados desta cor.

Importância da sinalização e do uso correto das cores no ambiente de trabalho

Sinalizar de forma correta os ambientes de trabalho é de fundamental importância para garantir não apenas a segurança dos colaboradores, mas de todos que passam por ali diariamente. 

Tanto a NBR 7195 quanto a NR 26 tem o mesmo objetivo: proporcionar uma sinalização padronizada nos ambientes de trabalho para garantir que todos saibam onde estão os riscos e o que pode ou não ser realizado. 

Outra questão bastante importante e por vezes negligenciada pelos empreendedores é a forma como as pinturas são feitas. É essencial que qualquer tipo de sinalização seja colocada de forma visível para todos que circulam pelo ambiente.

A sinalização nos locais de trabalho propicia um ambiente seguro para todos que circulam pelo local, além de garantir que a empresa esteja de acordo com as normas regulatórias, como é o caso da NR 26 e a NBR 7195. 

Se você precisa de tintas e de outros itens para sinalizar os ambientes internos e externos da sua empresa, encontre em nosso site ou entre em contato com o time da Loja Viária e faça um orçamento!