Você está visualizando atualmente Confira quais são os  Equipamentos de proteção individual (EPI) mais utilizados

Confira quais são os Equipamentos de proteção individual (EPI) mais utilizados

Você sabe quais são os equipamentos de proteção individual (EPI) mais utilizados atualmente?

Os equipamentos de proteção individual, são de extrema importância para a proteção de trabalhadores do ramo da engenharia, obras, funções que possuem riscos de doenças, situações de emergência, manutenção geral, proteção coletiva e outros.

Esses equipamentos asseguram a proteção de pequenas a grandes ameaças de risco à segurança e saúde do usuário, a Norma NR7 apresenta as condições de cada ameaça.

Quais são os principais e mais utilizados equipamentos de proteção individual? Confira abaixo!

Protetores Auricular (auditivo):

Eles tem a função de proteção auditiva, no mercado atual existem uma vasta gama de modelos, são eles, intra auriculares (protetor de inserção moldável e protetor de inserção pré-moldado) e protetores (abafador) tipo concha,  a escolha varia conforme o nível de ruído do trabalho.

Óculos de proteção:

Utilizados para a proteção dos olhos, contra poeiras, detritos, partículas ou, até mesmo, eventuais riscos de acidente diante de materiais pontiagudos que possam ameaçar a segurança.

Dentro deste tópico, podemos encontrar além dos de proteção contra batidas e detritos, óculos mais específicos, direcionados para a área da saúde como, para proteção a radiação infravermelha e ultra violeta, óculos para proteção de risco biológico e químico.

Proteção respiratória (Máscara):

É uma proteção contra poeiras, micropartículas, substâncias, gases e vapores tóxicos com índice de periculosidade, fumaças e contaminação, os modelos que podemos encontrar no mercado atual são os descartáveis e reutilizáveis no formato concha, os motorizados e respiradores de peça facial inteira.

Luvas de proteção:

Utilizado para a proteção das mãos durante a manejo de produtos, carregamento de cargas, trabalhos com riscos mecânicos, químicos, biológicos e outros, contra produtos abrasivos, cortantes e perfurantes.

As luvas são feitas de diferentes tipos de materiais, como Neoprene, látex, PVC, malhas, nitrílicas e couro, a escolha de material varia para cada tipo de função.

Capacete de segurança:

É o equipamento essencial para a proteção da cabeça do usuário, em locais de possíveis quedas de materiais e impactos, muito utilizado na construção civil e indústria, portanto, para este material não seria diferente, a escolha dos mesmos varia conforme a atividade executada.

Eles são divididos em três tipos, capacete de aba total, capacete de aba frontal e o sem aba, além dessas características, existem classes que apresentam o tipo de proteção, contra impactos e isolamento elétrico.

Viseira de proteção:

Responsável pela proteção de olhos e face, ele é utilizado em ambientes sob altas temperaturas, poeiras, na utilização de materiais cortante como serras, lixadeiras e poli cortes, materiais químicos, radiação, alta luminosidade, faíscas, entre outros.

O tipo mais utilizado é a viseira de policarbonato que protege de impactos, mas existem outros tipos, como as aluminizadas de materiais termoplásticos, normalmente são modelos catraca, que o usuário pode levantar e abaixar o equipamento facilmente.

Bota:

Utilizado para a proteção dos pés contra cortantes, perfurantes, possíveis quedas de materiais, contra impactos, umidades, produtos químicos, choques elétricos e agentes térmicos.A escolha do modelo varia conforme a função do funcionário, os modelos são PVC injetado, couro, borracha, com biqueira de aço ou composite.

A Norma regulamentadora garante o comprometimento da empresa com os seus funcionários de fornecer os equipamentos necessários em perfeito estado de funcionamento para cada tipo de função desempenhada.

Os equipamentos fornecidos pela empresa devem ser aprovados pelo ministério do trabalho e emprego (MTE), portanto, após o recebimento, o funcionário deve se comprometer a usá-los quando em função.

Utilize equipamento de segurança em seu serviço e mantenha sua saúde e integridade física.

Conheça nossa linha de equipamentos de segurança.

https://www.lojaviaria.com.br/equipamentos-de-seguranca

Existem também os equipamentos de segurança viária, além dos de proteção individual, são eles, cones, balizadores, protetores de para-choques, dispositivos auxiliares, entre outros. Quer conhecer um pouco mais sobre esses equipamentos? Veja em “Os 6 Principais Itens para uma Sinalização de Segurança