Você está visualizando atualmente História do Semáforo: Descubra mais sobre essa importante sinalização!

História do Semáforo: Descubra mais sobre essa importante sinalização!

Ingleses e americanos fazem parte da história do semáforo. Sendo assim, conheça como ele surgiu!

O semáforo é um importante instrumento utilizado para controlar o tráfego de pessoas e veículos, principalmente nas grandes cidades. Em determinados cruzamentos, seria impossível fazer a travessia se não houvesse este tipo de sinalização.

Mas, você já parou para pensar na história do semáforo? Será que ele foi criado nas mesmas cores que conhecemos e com o mesmo intuito de utilização? 

Se você quer entender melhor a história do semáforo e conhecer as respostas para essas dúvidas, continue conosco. Então, boa leitura!

História do semáforo: surgimento em 1868

A história do semáforo é bastante antiga e remonta ao século XIX, mais precisamente ao ano de 1868. O seu criador foi o engenheiro especialista em assuntos ferroviários, John Peake Knight. 

O primeiro semáforo foi instalado em uma rua de Londres, onde atualmente está localizado o Big Ben e o parlamento britânico. 

Em 1868 ainda não existiam carros e os principais meios de locomoção eram os trens e os cavalos. Sendo assim, para controlar e também criar certa organização, Knight criou um instrumento com duas luzes (vermelho e verde) e dois braços que eram movidos por policiais.

Como funcionava o primeiro semáforo?

O primeiro semáforo instalado na Londres de 1868 funcionava da seguinte forma: durante o dia, as pessoas a cavalo e os pedestres precisavam se orientar pela posição dos braços. Se estivessem na horizontal, o trânsito precisava parar. Se estivessem em uma posição de 45 graus, era permitido seguir.

Já durante a noite eram as luzes que diziam como o trânsito deveria fluir. Dessa forma, a luz verde, diferentemente do que se conhece hoje em dia, significava cuidado, enquanto a vermelha mostrava a obrigatoriedade de parar.

E a cor amarela?

Quando Knight criou o semáforo ele utilizou apenas as cores vermelho e verde. Aliás, a cor amarela que conhecemos atualmente (com significado de atenção) não era utilizada.

Contudo, esse sistema de luzes criado pelo inglês se mostrou perigoso. Sendo assim, poucos meses após a criação do semáforo, o instrumento explodiu e acabou atingindo os policiais que estavam movimentando os braços do aparelho.

Semáforo de 3 cores surgiu nos EUA em 1920

Apesar da história do semáforo ter tido início em 1868, foi apenas em 1920 que surgiu o semáforo de três cores como conhecemos hoje em dia e com a utilização de controlar os cruzamentos.

Este aparelho foi criado em 1920 pelo agente de trânsito William L. Potts. Ele utilizou os sinais ferroviários como inspiração para criar algo que realmente ajudasse a regulamentar o tráfego caótico da cidade americana de Detroit.

Durante o ano que seguiu a primeira instalação feita pelo policial Potts, outros 14 aparelhos foram postos em funcionamento, mostrando que a criação havia dado certo.

Entre em contato com a Loja Viária

Na Loja Viária você encontra bandeiras cônicas tipos I e II, placas indicativas de semáforo e muitos outros itens que compõem a sinalização viária. Sendo assim, entre em contato conosco e faça um orçamento gratuito. Nossa equipe está esperando para atender às suas necessidades. Então, até a próxima!