Você está visualizando atualmente Qual é a importância da NR 26 e NBR 7195 nas indústrias?

Qual é a importância da NR 26 e NBR 7195 nas indústrias?

Conheça as cores da sinalização de segurança nas indústrias e o que diz a NR 26 e a NBR 7195.

A NR 26 e a NBR 7195 são duas normas regulamentadoras essenciais para garantir a segurança no ambiente de trabalho, inclusive das indústrias. Ambas falam especificamente sobre cores que serão utilizadas para advertir contra riscos e para sinalizar os setores e outros locais específicos dentro da empresa.

A seguir, vamos entender a importância da NR 26 e da NBR 7195 e conhecer melhor as especificações de cada uma. Por isso, se você quer saber mais sobre o assunto para garantir a segurança no ambiente de trabalho, continue conosco. Então, boa leitura!

Importância da NR 26 e da NBR 7195

Ambas as normas, a NR 26 e a NBR 7195, são importantes por tratarem da segurança dentro do ambiente de trabalho. As indústrias acabam sendo locais propícios para acidentes, por isso entender as regras e colocá-las em prática é de fundamental importância para garantir que os colaboradores de todos os setores estejam seguros.

O que diz a NR 26

A NR 26 traz informações sobre a Sinalização de Segurança no ambiente de trabalho. Por meio de cores diferentes, a norma orienta a identificação de áreas e equipamentos da empresa, como tubulações onde passam gases e líquidos, áreas de risco para o trabalhador e locais onde a circulação é restrita e equipamentos de segurança.

As cores utilizadas para sinalização de segurança nas indústrias são:

  • Vermelho: para equipamentos de proteção e de combate a incêndio e locais proibidos;
  • Laranja: usada para alertar sobre perigos;
  • Amarelo: indica a necessidade de redobrar a atenção e o cuidado;
  • Verde: caracteriza segurança e deve ser usada para mostrar onde estão estes itens;
  • Azul: aponta algo que seja obrigatório como, por exemplo, o uso de EPIs;
  • Púrpura: indica perigo em locais que tenha radiação eletromagnética;
  • Branco: usada em faixas de pedestres, setas de sinalização, coletores de resíduos de saúde, entre outros;
  • Preto: identifica os coletores de resíduos (exceto os de saúde).

É importante ressaltar que na hora de colocar a NR 26 em prática você não deve sair colorindo todos os locais da empresa. Muitas cores podem gerar confusão e até mesmo atrapalhar o andamento do trabalho. Por isso, use apenas onde for necessário.

O que diz a NBR 7195

Assim como a NR 26, a NBR 7195 também apresenta as cores que devem ser utilizadas para segurança do trabalhador nas indústrias, escritórios, comércios, entre outros.

Com exceção das cores branco, preto e verde, todas as outras devem ser usadas no corpo dos equipamentos, ou seja, o extintor precisa ser vermelho, a barreira plástica horizontal utilizada na via é laranja, a sinalização de trânsito de regulamentação é amarela e assim por diante.

Contudo, antes de sair pintando os equipamentos por aí, lembre-se de consultar as normas regulamentadoras e seguir corretamente as orientações, combinado?

Faça um orçamento com a Loja Viária

A Loja Viária é o maior e-commerce do Brasil! Afinal, aqui você encontra produtos para sinalização viária, placas de sinalização, tintas para demarcação das vias, adesivos refletivos, dispositivos de segurança, máquinas, equipamentos, acessórios e muito mais. Então, entre em contato conosco e faça um orçamento de tudo o que você precisa!