Você está visualizando atualmente 5 motivos para usar os EPIs corretamente na sua empresa

5 motivos para usar os EPIs corretamente na sua empresa

É dever do colaborador usar os EPIs corretamente, assim como é obrigação do empregador fornecê-los. Então, confira nosso conteúdo!

Quantos dos seus colaboradores você percebe que usam os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) corretamente? Muitos funcionários acabam não os utilizando pelos mais diversos motivos – esquecimento, calor, dificuldade para se habituar, entre outros.

Não bastasse o funcionário errar em não fazer uso dos EPIs, os gestores também deixam de cobrar a utilização ou, pior ainda, deixam de fornecer a proteção adequada para os trabalhadores.

Neste artigo, vamos conhecer 5 motivos para o colaborador usar os EPIs corretamente. Aliás, esta última palavra tem um peso importante: não basta colocar os EPIs, é preciso utilizá-los da forma certa. 

1. Oferece mais confiança ao funcionário

Quando o colaborador usa os EPIs corretamente, ele tem mais segurança para realizar o trabalho. Vamos a um exemplo prático: você foi contratado para trabalhar em altura e realiza consertos no telhado da empresa. Sendo assim, se estiver usando capacete, uniforme e as cordas indicadas para esta situação, você se sentirá muito mais seguro, concorda?

O uso dos EPIs torna o funcionário, inclusive, mais produtivo, pois ele pode realizar as tarefas para as quais foi designado sem temer por algum risco ou, em cenários mais extremos, pela vida.

2. Impede intoxicações

Trabalhadores da área da saúde ou profissionais que têm contato com gases tóxicos também precisam usar os EPIs corretamente, principalmente as máscaras, para evitar colocar a saúde em risco. Dessa forma, a aspiração de alguns gases utilizados na indústria pode causar graves intoxicações e levar o indivíduo à morte. 

Já nos hospitais, percebemos a importância do uso das máscaras com o início da pandemia de Covid-19. Porém, muito antes disso, outros vírus já circulavam e contaminavam os profissionais.

3. Protege de lesões perfurocortantes

As luvas e os calçados de segurança que integram os EPIs servem para proteger os colaboradores de lesões perfurocortantes. Muitas vezes, durante a execução de um trabalho, o funcionário pode se distrair e acabar se cortando. Por isso, se ele estiver usando os EPIs adequadamente, o risco de isso acontecer é muito baixo. 

4. Evita queimaduras

Empresas que trabalham com substâncias químicas ou água em altas temperaturas também precisam proteger seus funcionários de queimaduras. Nesses casos, o uso de luvas e vestimentas adequadas pode salvar a vida do colaborador ou, ao menos, diminuir a intensidade das lesões.

5. Protege o ouvido

A surdez parcial ou total causada pela exposição a ruídos altos no ambiente de trabalho é um problema sério e, em muitos casos, irreversível. Somente o uso correto dos EPIs pode proteger a audição.

Entre em contato com a Loja Viária

É um erro grave dos gestores não exigir o uso correto dos EPIs no ambiente de trabalho. Contudo, também estão errados os colaboradores que colocam a sua saúde em risco por não utilizar os equipamentos.

Assim como é dever da empresa fornecer os EPIs, é obrigação dos colaboradores utilizá-los. A Loja Viária trabalha com linha de EPIs. Entre em contato conosco e faça um orçamento. Afinal, nossos profissionais estão esperando para atender as suas necessidades de segurança. Então, até a próxima!