Você está visualizando atualmente Por que usar calçados de segurança para sinalização viária?

Por que usar calçados de segurança para sinalização viária?

Os calçados de segurança são EPIs de proteção individual, fundamentais para a proteção dos pés de diversos profissionais, inclusive da área de sinalização viária. Este equipamento de segurança possui uma variedade de modelos e seguem a Norma NBR 20345, sendo obrigatório a depender da situação.

Devido à está variedade, muitas vezes as pessoas acabam escolhendo de forma errada e com isso ficando exposto a risco que podem causar acidentes de trabalho até mesmo riscos ergonômicos: bem como ocasionar dores, lesões, calos, problemas de saúde nos membros inferiores e tronco.

Pensando nisso, preparamos este artigo rápido e prático que pode ser aplicado no seu local de trabalho. Aproveite a leitura e compartilhe com seus colegas!

Padrões e Norma para calçados de segurança

De acordo com a NR06, os calçados de segurança são EPIs de proteção individual, que visam assegurar a proteção e a minimização de riscos de acidentes que envolvem os membros inferiores.

Os calçados são classificados de acordo com os tipos de riscos que se propõem a proteger e conforme o tipo de material que foram construídos. De acordo com a Portaria nº 452, de 20 de novembro de 2014 e com as normas ABNT NBR ISO 20345, ABNT NBR ISO 20346 e ABNT / NBR ISO 20347.

Os calçados de segurança são classificados de duas formas:

Classe I: Que é feito de couro e outros materiais, mas não podem ser confeccionados somente com materiais de borracha ou polimérico.

Classe II: Nesta classe, os calçados são produzidos inteiramente em borracha, sendo assim totalmente vulcanizado, ou inteiramente polimérico sendo ele completamente moldado.

bota-de-seguranca.jpg

Vamos ver agora, as categorias e tipos de calçados de segurança. Continue com sua leitura!

Categorias e tipos de calçados de segurança

No mercado existem vários modelos de calçados, e são divididos em três categorias:

Calçados Ocupacionais, Calçados de Proteção e Calçados de Segurança.

 Os calçados ocupacionais aprovados pela norma ABNT NBR ISO 20347, servem para proteger os pés contra riscos de natureza leve, não possui biqueira de proteção. Sua confecção é geralmente composta por cabedal, forro, solado e palmilha.

Na categoria calçados de proteção, aprovados pela norma ABNT NBR ISO 20346, neste modelo a biqueira de proteção contra impacto e essencial, tal biqueira suporta um nível de energia de pelo menos 100Joules, e com uma carga de proteção de pelo menos 10Kn.

Já os calçados de segurança que são definidos pela norma ABNT NBR ISO 20345, esta categoria possui a biqueira de proteção, sendo ela de aço ou composite.

Um pouco mais pesada que previne que o usuário não sofra danos nas pontas de pés, seguindo as normas técnicas da ABNT, suporta impactos no nível de energia de no mínimo 200 J e de resistência à compressão do bico de no mínimo 15 Kn. Podemos comparar com um peso de 20 kg caindo a 1m de altura mais ou menos, que o calçado deve absorver sem deformação da biqueira.

Como escolher o calçado de segurança ideal?

A escolha do calçado utilizado como EPI está relacionada aos riscos da atividade profissional, ou seja, o tipo de proteção desejada. Assim, este tipo de calçado deverá ter uma identificação (gravação, carimbo, etiqueta, etc) a partir de simbologia específica que identifica a condição de proteção.

O Ministério do Trabalho, por meio da Norma Regulamentadora 9 (NR-9), NR-12 e da Portaria no 25/1994, classifica os riscos ocupacionais em cinco tipos: físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e acidentais.

Por fim, é importante destacar que os EPIs, de modo geral, devem ser utilizados apenas dentro do ambiente de trabalho do colaborador.

Veja na tabela abaixo para saber qual o calçado de segurança ideal que você deve utilizar na sinalização viária, conforme sua ocupação e risco.

tabela-de-calcados-1
tabela-de-calcados-2-1
pasted-image-0-1

Além da segurança o calçado precisa ser confortável não e mesmo? A final quem gosta de usar um sapato apertado ou saindo do pé!

Imagina passar o dia todo com um sapato ruim, além de desconforto, pode causar acidentes. Mas como saber só de olhar para o calçado?

Bem, os principais fatores são:

  • Deve ser leve
  • Qual o nível de flexibilidade
  • Conforto térmico
  • Verificar a distribuição da pressão plantar
  • Ter um excelente amortecimento, impacto

Conservação e troca do EPIS de segurança

De acordo com a NR06 (Norma Regulamentadora 06), é dever das empresas fornecer os EPI’s para os trabalhadores. Mas a responsabilidade do uso correto cabe ao colaborador cuidar do seu equipamento de segurança.

Existem algumas formas para você higienizar o calçado de segurança viária:

Os calçados confeccionados em couro não devem ser lavados todos os dias, e quando precisar lavar o ideal e utilizar um pano úmido. Assim evita o desgaste do calçado.

Já os calçados de PVC e microfibra podem ser lavados normalmente, e deixar secar bem antes de usar.

Outras recomendações importantes:

  • Utilize o calçado somente durante as atividades de trabalho
  • Deixe secar a sombra
  • Não utilize maquinas de lavar ou afins
  • Siga sempre as recomendações do fabricante
  • Utilize meias juntos ao EPIs, elas ajudam a manter a respiração dos pés e evita contaminação com fungos e bactérias
  • Calçados de risco elétrico precisa ser avaliado se há fissuras, cortes, perfurações, contaminação, umidade.

Como qualquer outro calçado, é sempre bom manter a limpeza e conservação do mesmo, afim de evitar fungos, bactérias e perda do equipamento antes do prazo de validade.

Falando em prazos de validade, existem algumas formas de saber quando devemos trocar nosso equipamento de segurança:

  • Validade do CA (Prazo da certificação dada pelo Ministério do Trabalho e Emprego ao equipamento que autoriza o fabricante ou importador a comercializar um determinado EPI)
  • Validade do EPI (prazo de validade estipulado pelo fabricante para a utilização daquele produto)
  • Vida útil do produto.

Bom , ficamos por aqui e esperamos que o conteúdo tenha ajudado você a encontrar o calçado de segurança ideal.

Na Loja Viária você encontra um modelo Bota de segurança com e sem biqueira. Confere neste link.!