Você está visualizando atualmente Conheça as principais placas utilizadas para o transporte de materiais perigosos

Conheça as principais placas utilizadas para o transporte de materiais perigosos

O conhecimento das placas utilizadas para o transporte de materiais perigosos é fundamental para evitar acidentes e garantir a segurança das pessoas e dos materiais. Confira as principais placas e suas características!

O transporte de materiais perigosos é uma atividade que requer extrema cautela e rigorosa observância de normas de segurança. Uma das principais medidas de segurança nesse processo é o uso adequado de placas de sinalização, fundamentais para a segurança no transporte rodoviário, ferroviário e marítimo. 

Neste texto destacamos as principais placas usadas no transporte de tais materiais, explicando seu significado, regulamentação e importância.

Transporte de materiais perigosos

Materiais perigosos são substâncias que, devido às suas propriedades físico-químicas, podem representar riscos à saúde, à segurança pública ou ao meio ambiente. O transporte desses materiais envolve desafios significativos, dada a necessidade de prevenir vazamentos, explosões e outros acidentes. Uma sinalização adequada é, portanto, crucial para minimizar esses riscos.

Principais placas usadas no transporte de materiais perigosos

image-3

Inflamáveis: Representados por uma chama sobre um fundo vermelho, indicam materiais que podem facilmente pegar fogo.

image-1

Tóxicos: Exibem um símbolo de caveira e ossos cruzados sobre fundo branco com bordas pretas, alertando sobre materiais que podem causar danos à saúde se inalados, ingeridos ou em contato com a pele.

image-2

Radioativos: Mostram três triângulos concêntricos sobre um fundo amarelo, indicando a presença de radiação.

image

Corrosivos: Apresentam o símbolo de um líquido derramando sobre uma mão e um metal, geralmente em um fundo branco com bordas pretas, sinalizando materiais que podem causar corrosão.

As placas de materiais perigosos utilizam cores, símbolos e números específicos para indicar claramente o tipo de risco envolvido. As cores e símbolos permitem uma identificação visual imediata dos perigos, como inflamabilidade, toxicidade ou radioatividade. 

Os números podem variar de 0 a 9, cada um representando um tipo específico de risco, como explosivos (1), gases (2), líquidos inflamáveis (3), sólidos inflamáveis (4), substâncias oxidantes (5), tóxicos (6), materiais radioativos (7), corrosivos (8) e vários outros riscos (9). Essas informações são fundamentais para a manipulação segura e para uma resposta eficaz em caso de emergências.

Normas nacionais e internacionais

O transporte de materiais perigosos é regulamentado por normas nacionais e internacionais, no qual estabelecem padrões para a sinalização, embalagem, transporte e manuseio destes materiais. Algumas dessas normas são:

  • Recomendações da ONU: Estabelecem padrões globais para classificação, embalagem, etiquetagem e documentação de materiais perigosos.
  • Resolução ANTT nº 5.232/2016: Normas específicas para o transporte de materiais perigosos em território brasileiro, incluindo classificação, embalagem, sinalização e segurança.
  • Norma ABNT NBR 7503: Estabelece os critérios para a ficha de emergência e envelope para o transporte terrestre de produtos perigosos, com informações sobre o produto e as medidas a serem tomadas em caso de acidentes ou emergências.
  • Norma ABNT NBR 9735: Define o conjunto de equipamentos para emergências no transporte terrestre de produtos perigosos.
  • Norma ABNT NBR 14619: Esta norma aborda o transporte terrestre de resíduos perigosos, especificando os procedimentos e requisitos para este tipo de transporte.

A importância das placas na prevenção de acidentes

As placas de sinalização são muito importantes para a prevenção de acidentes, alertando os operadores de transporte e o público sobre os perigos potenciais. Em casos de acidentes ou vazamentos, essas placas são essenciais para uma resposta rápida e eficaz de emergência, guiando as equipes de resgate sobre como proceder de maneira segura.

Placas com material de qualidade

Para garantir a eficácia dessa sinalização, é fundamental o uso de placas de material de alta qualidade. Placas duráveis e bem visíveis são essenciais para assegurar que os riscos sejam claramente comunicados sob todas as condições. Placas desgastadas ou de má qualidade podem falhar em transmitir os avisos necessários, colocando em risco a segurança de todos os envolvidos.

Na Loja Viária, você encontra placas de qualidade, para identificar materiais perigosos em transporte, de diversos tipos, tamanhos e materiais, todas regulamentadas conforme as normas de trânsito. 

Mantenha a segurança dos materiais e das pessoas no transporte de materiais perigosos por meio da sinalização e identificação dos mesmos. Entre em contato agora mesmo com a Loja Viária e faça um orçamento!