Skip to main content

Diferenças entre os tipos de Películas Refletivas

Se está procurando entender a diferença dos tipos películas refletivas para sinalização vertical, este artigo é para você.

Vamos lá?

Películas Refletivas são filmes flexíveis feitos de plástico e com adesivos sensíveis a pressão, que devem apresentar a mesma cor tanto de dia como de noite, ou quando observadas à luz dos faróis dos veículos, e também deveram ser resistentes a mau tempo e  tempestades.

As películas foram criadas a partir da evolução dos “refletores olho de gato”, que são as contas redondas com suporte refletivo. Aos poucos os espelhos foram ficando menores e sendo moldados em folhas plásticas para refletir a luz em volta da fonte. Sendo assim as películas são o resultado desta evolução do material.

E por isto existem vários tipos de películas refletivas e cada um deles deverá ter o desempenho de retrorrefletividade de acordo com a sua tabela na ABNT NBR 14644.

Os tipo são diferenciados por números romanos e são eles:

  • Tipo I – São também comercialmente conhecidas como “grau técnico ou grau engenharia”, e são constituídas por microesferas de vidro.
  • Tipo II – São conhecidas como “alta intensidade” deveram ser constituídas por microesferas de vidro encapsuladas.
  • Tipo III – São conhecidas como “ alta intensidade prismática”, e são feitas por microprimas não metalizadas.
  • Tipo VI – São para sinalização temporária e sem adesivo e são feitas de elastomericas, microprismáticas.
  • Tipo VII – São feitas em sua maioria com microprismaticas  não metalizadas e são utilizadas em medias distâncias.
  • Tipo VIII – São feitas em microprismas metalizadas e são indicadas para longas e medias distâncias para sinalização temporária de segurança.
  • Tipo IX – São feitas em microprismas metalizadas e são indicadas apenas para longas distancias.
  • Tipo X –  São feitas em sua maioria por microprismas não metalizados e sus indicação é para longas, médias e curtas distâncias.

OBS: Os tipos IV e V – Não aparecem nesta lista pois neste artigo estamos tratando apenas dos tipos refletivos

Além disto existem também as cores “normais” e as fluorescentes.

As cores normais se encaixam em todos os tipos de películas relacionados a cima e são elas: branca, amarela, vermelha, azul, verde e laranja.

Já as cores que são fluorescentes ajudam o motorista tanto no período diurno ou noturno em casos de baixa visibilidade, neblina e ou cerração, por isto nesses casos as cores são: laranja, amarelo e lima-limão. E elas poder ser encontradas apenas nos tipos III, VI, VII, IX e X.

Redes Sociais:
follow_subscribe

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/lojaviaria/www/blog/wp-includes/functions.php on line 4339

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/lojaviaria/www/blog/wp-includes/functions.php on line 4339