Você está visualizando atualmente Microesferas de Vidro – Para que serve?

Microesferas de Vidro – Para que serve?

Criada em 1960 para comercialização, as microesferas de vidro ocas, foram utilizadas inicialmente para a indústria de móveis e explosivos de mineração, desde então, as utilidades da mesma foram ampliadas, e fabricantes do mundo todo as utilizam de diferentes formas. Já as microesferas sólidas foram criadas logo depois, inicialmente para segurança viária.

No caso da sinalização viária, elas são partículas de vidro esféricas que são aplicadas sobre a demarcação horizontal juntamente com sistemas de tintas, termoplásticos ou termofixos, que asseguram o retorno da luz dos faróis durante as viagens noturnas, este fenômeno é chamado de retrorrefletividade. A demarcação é crucial pois ela proporciona ao motorista uma condução segura.

Para saber como utilizas as microsesferas de vidro, precisamos primeiro entender os tipos de microesferas existentes, a Drop On e a Premix.

tipos-de-microesferas-de-vidro-300x300

Tipos de microesferas de vidro

A Drop On é utilizada juntamente com a tinta de sinalização viária e pode ser aplicada por aspersão ou manualmente, no caso do manual, ela deve ser aplicada sobre a tinta instantes depois da pintura, assegurando que haja a refletividade e durabilidade.

A Premix como o nome já diz, é pré misturada,  e deve ser misturada diretamente na lata de tinta, garantindo alto nível de refletividade. Seu rendimento varia entre 200 e 220 g/l por balde de tinta.

Os dois tipos de microesferas de vidro aplicadas corretamente, junto a tinta, garantem durabilidade de 3 a 5 anos. A durabilidade só pode ser garantida pelas empresas que estão de acordo com as normas da ABNT, por isso, antes de comprar, certifique-se de que a microesfera contempla todas as especificações da norma.

Agora que já sabemos um pouco mais sobre a historia das microesferas de vidro e como utiliza-la, o que acha que de colocar as mãos na massa?

Para adquirir microesferas de vidro de alta qualidade e com toda certeza de que vai durar o tempo esperado, acesse www.lojaviaria.com.br

e-book-tinta

Baixe agora um manual de como pintar faixas refletivas de trânsito

Leis e normas para pintura Viária

Para garantir funcionalidade da pintura de sinalização viária é necessário que tenham algumas normas. Para saber quais são as leis e normas leia mais neste artigo: Quais são as principais leis e normas que regulam a pintura de sinalização viária?