Você está visualizando atualmente 5 pontos a se observar nas tintas de demarcação viária?

5 pontos a se observar nas tintas de demarcação viária?

Quais são os pontos observar nas tintas de demarcação viária antes de comprar? Essa é uma dúvida muito frequente, e estamos aqui para ajudar você nesta questão.

Existem alguns fatores muito relevantes na demarcação de ruas e de estacionamentos. Portanto os principais fatores a se analisar e garantir uma boa qualidade na demarcação viária é a resistência da tinta, flexibilidade, tipo, local onde será aplicado e secagem.

Vamos falar um pouco mais sobre essas questões que devemos observar nas tintas de demarcação viária.

Resistência

Não importa o tipo de demarcação, quando falamos em demarcação viária devemos lembrar que a tinta é submetida a abrasão e diversidades climáticas. Portanto a resistência é algo a se observar na tinta de demarcação viária.

Seja para a rua ou para o estacionamento, é importante investir em uma tinta de com resistência a abrasão. Assim, garantindo uma alta durabilidade na demarcação, evitando desgastes precoces, quebras, desbotamentos, garantindo a durabilidade e resistência.

Secagem

As tintas de demarcação viária seguem normas rigorosas. A cura da tinta deve ser rápida, pois não se pode parar um trânsito por um longo período, levamos em conta para estacionamentos também.Portanto deve se observar nas tintas de demarcação viária o tempo de secagem é um ponto que segue norma.

A secagem varia entre 10 a 30 minutos. Em regiões com clima quente esse tempo pode diminuir, e consequentemente em locais frios a cura se mantem conforme informado pelo fabricante no rótulo da tinta.

Ambientes interno e externo

No mercado atual encontramos vários tipos de tintas para demarcação viária, as principais são as à base de solvente, à base de água, Mono-componente e Bi-componentes. A composição dessas tintas é relevante ao local de aplicação.

Em ambientes externos, onde é exposta condições climáticas diversas, como chuva, sol e temperaturas diversas, o ideal é não utilizar tintas a base de água, mas isso não é uma regra.

Tinta refletiva

A tinta refletiva é a junção da tinta para demarcação viária com a microesfera de vidro, tendo assim como finalidade refletir a tinta aplicada em situações de baixa luz.

IMG_6471-edited-scaled
Característica refletiva a tinta de demarcação.

Portanto, para ter um demarcação refletiva, é obrigatoriamente necessário fazer a pintura com as microesferas. Ela dará além desta característica refletiva, uma maior durabilidade a demarcação.

Quer saber mais sobre a a demarcação viária e microesferas de vidro, clique aqui, Microesferas: O segredo da segurança nas rodovias.

Durabilidade

As tintas de demarcação tem alta durabilidade, isso irá variar conforme a intensidade do tráfego. Por isso, é importante que você conheça o tipo de tráfego que irá passar pelo local, quanto maior o tráfego, mais resistente a abrasão a tinta deve ser.

As tintas próprias para demarcação apresentam a durabilidade média de 2 anos, mesmo as tintas à base de água. Mas, esse período pode aumentar se a via for de baixo VMD (Volume médio diário), determinado pela média de volume de veículos que circulam durante 1 dia (24 horas).

Nunca se esqueça de conferir o rótulo da tinta, verifique se passou por testes e se está aprovada pelas normas. Assim, esta será a sua maior garantia, nele você irá encontrar todas essas informações citadas acima e mais.

Você sabe como demarcar o seu estacionamento? Confira nossas dicas em 3 Passos para pintar vaga de estacionamento.