Você está visualizando atualmente 5 itens essenciais para estacionamentos

5 itens essenciais para estacionamentos

Quer saber os TOP 5 itens essenciais para estacionamentos da nossa lista?

Todos sabemos da importância de manter o estacionamento bem sinalizado, isso aumenta a segurança de todos que circulam no local. Vamos fazer uma análise dos 5 itens essenciais e mais procurados para a sinalização de estacionamentos. Vem comigo.

Se você está aqui vamos te ajudar a conhecer e saber como utilizar a sinalização segura, eficiente, e principalmente, essencial para seu estacionamento.

Sinalizar não é algo simples, pois existem normas. Você sabia , que em estacionamentos privados, como os de empresas que não são abertas ao público e condomínios, não existem muitas normas a cumprir, mas apesar disso devemos manter o mínimo de segurança no local e indicar de maneira correta, marcar vagas com medidas coerentes, pistas, em fim, a sinalização no geral.

No mercado de sinalização encontramos muitas opções e tipos, veja a seguir, os 5 itens para sinalização de estacionamentos mais utilizados e essenciais em estacionamentos.

5º SEGREGADOR / BATE-RODAS

O Segregador, conhecido popularmente como bate-rodas, bate pneu, gelo baiano, e por aí devem ter vários outros nomes, mas não importa como você conhece, ele é o 5º da nossa lista de itens essenciais para estacionamentos.

É ele um limitador da vaga de estacionamento, fixado no fundo da vaga. Este dispositivo evita que o condutor no veículo ultrapasse os limites estabelecidos na vaga.

No final da operação de estacionar, a roda do pneu bate neste dispositivo, impedindo assim que o motorista continue o deslocamento para frente de seu trajeto, limitando assim o espaço.

Ele ajuda evitar aquelas famosas “encontradas no para-choque”, “batidinha”, ou até mesmo acidentes mais graves, digamos assim então, que ele pode salvar vidas e até mesmo salvar o seu bolso $$. E é por isso que ele não poderia estar fora da nossa lista de itens essenciais para estacionamentos.

É indicado sempre utilizar dois dispositivos por vaga, então, lembre-se sempre, a instalação adequada é o ponto chave para ser um equipamento totalmente funcional.

Segregador de concreto,

este material é o de mais fácil quebra, pesado, portanto acaba sendo um pouco difícil e cansativa a instalação dele.

Segregador de resina,

itens-esenciais-para-seu-estacionamento-segregador-de-resina_Prancheta-1-copia-2
5 itens essenciais para estacionamentos – Segregador de resina

equipamento de alta durabilidade, é um material utilizado também em dispositivos auxiliares, aprovado por normas regulamentadoras, sua cor normalmente é amarela, que ajuda na visibilidade.

Segregador de borracha,

itens-esenciais-para-seu-estacionamento-lombada-de-borracha_Prancheta-1-copia
5 itens essenciais para estacionamentos – Segregador de borracha

tem alta resistência, seu material se molda aos impactos dos pneus, sendo assim a quebra é praticamente impossível. Fixados através de parafusos, dando a possibilidade de fácil retirada e/ou troca. Equipamento de alto custo benefícios.

Segregador de ferro,

Muito funcional, feito em perfil de tubular ou chapas, consideramos um material resistente para esse fim, porém conforme o tempo pode começar a “envergar” com as batidas e forças exercidas sob ele.

4º PROTETOR DE PARA-CHOQUE E DE CANTONEIRA

O protetor de para-choque é outro equipamento essencial que está presente em muitos estacionamentos, principalmente em estacionamentos pequenos, internos de prédios e empresas. Mas o que esse protetor irá fazer para você?

Sabe aquelas paredes e pilares, que até parece que aumentou ou que foi modificado de local? “Esse pilar já existia?” É estes questionamentos aparecem quando você dá uma encostada do para-choque na parede ou pilar.

É aí que o protetor aparece. Utilizado para a proteção de para-choque e lataria de veículos em estacionamentos, sua função é absorver pequenos impactos de batidas.

A aplicação deste equipamento é feito diretamente na parede, através de parafusos ou fita dupla face.

gif-carro-batendo
Efeito batida em protetor de para-choque.

Podendo ser feito de EVA ou de borracha, este material além de absorver pequenos impactos dos veículos, eles protegem também a estrutura, como quebras e rachados de parede e pilares, evitando também danos na pintura da estrutura.

Existe uma alta variação de tamanho. Esta escolha irá depender do tipo de carro que será estacionado na vaga, afinal quem estaciona um hatch não precisa de um protetor tão grande como o de uma picape. Então, se a vaga recebe pequenos e grandes veículos, é bom investir em um protetor mais largo, para que não tenha problemas na altura.

Protetor de para-choque para paredes,

de formato plano, este modelo é fixado diretamente em estruturas retas, nas paredes.

Protetor de cantoneiras,

utilizado nos extremos de pilares ou cantos de paredes, o protetor de cantoneira tem o formato em “L”, que se encaixa nas quinas.

Confira nossos modelos de Protetor de Para-choque e Protetor de Cantoneira.

3º LOMBADA MODULAR

O 3º item da lista é a lombada, e não podia ficar de jeito nenhum fora, utilizada em ruas de estacionamentos privados, muito procurada, principalmente para estacionamentos de condomínios.

Sua função é limitar a velocidade da via, mantendo a via mais segura.

Por ser um equipamento projetado através de módulos, se adapta facilmente com a largura da via. Produzida em borracha de alta performance, é um equipamento resistente as intempéries do tempo e tráfego de veículos pesados.

lombada-modular-1
Lombada modular de borracha. Encontre esse e outros modelos em Loja Viária

A instalação pode ser feita facilmente, assim como a remoção, sem necessidade de parar o tráfego por um longo período de tempo. Sua fixação é feita através de parafusos, buchas e arruelas.

2º PLACAS

As placas são itens de extrema importância para avisos e alertas no local, então está entre os 5 itens essenciais para estacionamentos.

Quanto maior o estacionamento, mais placas de trânsito você irá implantar, não pela questão do tamanho em si, mas pelo que ele trás dentro dele, como limitação de velocidade, lombadas, pedestres, sentido da via, placas de exclusividade, entre vários.

As placas regulamentadas por normas, são aquelas que encontramos por todo as as ruas públicas, não só os sinais são padrão, mas também os materiais nelas utilizados.

Feitas de películas refletivas que no período noturno elas refletem ao bater a luz do farol de carro, dando uma maior visibilidade e assim aumentando a segurança.

placa-de-transito-1
Aplicação de película refletiva em chapa.

Não menos importante, existem também as placas internas, personalizadas, com avisos para os pedestres, frequentadores do local e motoristas, podendo ser uma placa de identificação de portaria, vagas especiais, vigilância, indicação de locais, advertências, regras, informações, entre várias outras.

Voê encontra infinitas opções deste tipo de placas, das mais variasdas informações e modelos, elas irão variar conforme a sua necessidade. Veja mais sobre esse tipo de placa em Processo das Placas Informativas (internas/externas)

Normalmente, entramos em alguns tipos de materiais, tais como, PVC pintado, vinil não refletivo e películas refletivas.

Vamos citar algumas particularidades desses tipos de materiais.

Placas de PVC pintado,

é mais barato, porém a fragilidade dele é alta, além da durabilidade da pintura ser baixa em locais com incidência de sol, assim a placa vai desbotando e perdendo a cor, além do material ficar ressecado, tornando a placa mais quebradiça.

Placas de vinil,

não refletivos, mas são mais duráveis quando se compara com as de PVC. Aplicadas em chapas de metal, que pode também variar em aço, alumínio, ACM, e outros. Apesar de apresentar uma durabilidade um pouco maior, não passam de 3 anos.

Placas de películas refletivas,

apesar de ter um custo maior, o benefício que ela oferece é extremamente alto. São as mesmas películas aplicadas em placas de ruas e estradas, aprovadas pelas normas regulamentadoras. Sua construção refletiva garante uma ótima visibilidade tanto em períodos diurnos, quanto em períodos noturnos.

Você pode encontrar em chapas de Aço #18 e #16, alumínio e ACM, essas chapas não só variam na qualidade, mas também, no peso, sendo o ACM mais leve e o de Aço #16 mais pesado. A durabilidade pode chegar até 7 anos, isso garante a ela o melhor custo benefício quando se trata de placas de sinalização.

  • Aço #18 (1,25 mm) – Material mais comum utilizado em ruas e áreas urbanas (cidades);
  • Aço #16 (1,50 mm) – Ideal para situações que exijam a chapa mais grossa por conta de situações climáticas ou adversas;
  • Alumínio 1,50 mm – Recomendado para áreas que possuem alto índice de maresia. Chapa (substrato) mais leve se comparado as demais;
  • ACM – Locais internos, como estacionamentos e condomínios, podendo ser feita sua fixação com parafuso ou até mesmo fita dupla face.
itens-esenciais-para-seu-estacionamento-placas-de-transito_Prancheta-1-copia-5

1º TINTAS PARA DEMARCAÇÃO VIÁRIA

Estando no topo do nosso top 5 da nossa lista de itens essenciais para estacionamentos está a tinta para demarcação viária. Ai eu te pergunto, “Porque tinta para demarcação viária e não uma tinta qualquer para piso?”

Pelo simples fato, de que foram projetadas especialmente para os pavimentos das vias. Elas atendem normas regulamentadoras de trânsito, nessas normas existem parâmetros da taxa de cor, tempo de secagem, resistência a abrasão, resistência…, resistência…(você irá precisar disso!), entre vários outros.

Se você quer ter uma demarcação de alta durabilidade, irá ter que investir em uma tinha de qualidade, própria para esse fim. Como qualquer outra tinta, elas podem variar na sua durabilidade, mas elas podem chegar até 4 anos de durabilidade dependendo do tipo, portanto , tenha sempre em mente, quanto maior o fluxo de carros maior o desgaste.

Se formos comparar a durabilidade de uma tinta para piso, que não possuem essa alta resistência a abrasão, você pode dar sorte de ter uma durabilidade de 1 ano da demarcação, e é por isso que indico, investir em um tipo de tinta com maior durabilidade, Bicomponente ou até mesmo o termo plástico.

Tipos de tintas para demarcação

No mercado atual existem vários tipos de tintas para esse fim, são elas Acrílica, Mono componente, Bi componente e termoplástica, enfim, temos uma matéria completa sobre isso que você pode conferir os tipos e suas particularidades em Tipos de Tintas de Demarcação e suas Normas

Você já deve ter visto alguma demarcação de rua que a tinta simplesmente “reflete”, vou te contar uma coisinha, as tintas em si não refletem, o que dá a retro refletância são as microesferas de vidro, que são adicionadas junto durante a demarcação.

Essas microesferas garantem uma excepcional visibilidade em período noturno, esse efeito se dá quando a luz do carro bate e as esferas, que são de vidro, voltam com a luz contra os olhos do motorista.

Tem duvidas de como pintas o seu estacionamento? Quer saber mais sobre as técnicas de demarcação de vagas de estacionamento? confira em 3 Passos para pintar vaga de estacionamento

Por mais que estacionamentos privados não tenham que seguir certas normas, mantenha ele viável, com medidas adequadas de vagas, cor de demarcação, função, sinalização, tudo isso você encontra no manual do CONTRAN.

linha-completa-de-tintas-para-demarcacao-viaria
Encontre na loja viária tudo que você precisa para a sinalização.

Por fim, esses são os 5 itens mais procurados e essenciais para estacionamentos, é obvio que existem muitos métodos e acessórios que podem tornar o seu estacionamento mais seguro, cones, sinalizadores, dispositivos auxiliares (tacha, tachões, calotas) e muitos outros, mas essa seria a nossa lista.

Agora só basta você aplicar da maneira correta e funcional, e assim garantir uma maior segurança e melhor usabilidade do estacionamento.