Você está visualizando atualmente Vantagens do Termoplástico Pré-Formado

Vantagens do Termoplástico Pré-Formado

Você já deve ter se perguntando, o que é, qual o diferencial e as vantagens do Termoplástico Pré-Formado? E é exatamente isto que vamos falar neste post.

O termoplástico nada mais é do que polímeros, compostos por resinas naturais ou sintéticas, de pigmentos estáveis ao aquecimento e microesferas de vidro, então quando são aquecidos amolecem e ao esfriar endurecem e se tornam rígidos, desta forma moldado ao pavimento e fixando ao mesmo.

Aplicados a quente e comportam-se de forma plástica. Com excelente visibilidade noturna sob chuva ou neblina. Aplicado por aspersão, extrusão ou maçarico.

Tipos de termoplásticos e seus métodos

Os termoplásticos podem ser alquídicos ou hidrocarbonetos, moldado e aplicado por extrusão, aspersão ou maçarico, sob altas temperaturas, através de equipamentos manuais ou mecânicos, a temperatura de 90ºC à 200ºC.

No método por aspersão usa-se pistola pneumática/pistola de ar comprimido, a uma temperatura de 200ºC para a tinta branca e 180ºC para a amarela, com espessura de 1,5mm. Utilizado para aplicações em faixas longitudinais (mecanizados), ou seja, eixos e bordos de pistas, recomendada para aplicação em vias urbanas e rodovias com alto volume de tráfego.

Pelo método de extrusão, sapatas com ranhuras para aplicação do material, com espessura de 3mm, à temperatura de 200ºC para a tinta branca e 180ºC para a amarela, portanto neste tipo pode ser aplicado de forma mecanizada ou através de equipamentos manuais. Assim sendo, idealizado para aplicações em demarcações que exijam alta resistência ao desgaste, como faixas de pedestres, legendas e zebrados em vias urbanas e rodovias de alto volume de tráfego.

Já pelo método de maçarico, como o nome próprio diz, o derretimento se faz através de um maçarico convencional, portanto, sendo facilmente encontrado em lojas de materiais de construção, a uma temperatura de aproximadamente 90ºC. Sua espessura é variável, podendo ser encontrado a partir de 2mm, assim esse material é utilizado em estacionamentos ou vias urbanas.

Veja no vídeo ao lado os tipos de termoplásticos. ⟶

Termoplástico Pré-formado

O termoplástico pré-formado é umas das formas de demarcação de pictogramas mais práticas do mercado hoje em dia, pois seus pontos positivos são muito elevados considerando os outros tipos de termoplásticos.

Conhecidos como Termoplástico pré-formado ou Termoplástico laminado, são formas em chapas, com o modelo de pictograma ou faixa já pré-formada, sendo assim, um material de fácil aplicação que não necessita da utilização de máquinas e outros utensílios especiais.

Características do termoplástico Pré-formado

Veja agora as principais características e as Vantagens do Termoplástico Pré-Formado para sinalização viária.

  • Secagem instantânea;
  • Ótima aderência ao piso;
  • Aplicados a quente, a uma temperatura de aproximadamente 90ºC;
  • Excelente visibilidade noturna sob chuva ou neblina.
  • Proporciona uma sinalização de longa durabilidade em VDM alto;
  • Modelo já pré-formado, pictograma ou faixa;
  • Espessura variável, acima de 2mm;
  • Não há sujeira durante a aplicação.

Aplicação de termoplástico na prática!

Ficou interessado, deseja adquirir ou saber mais informações sobre esses produtos? Portanto, Entre em nosso site Loja Viária, e encontre o tipo de termoplástico que melhor se adapta a você.

Em caso de dúvidas, entre em contato conosco via chat, telefone, e-mail ou comente abaixo, estaremos prontos para tirar suas dúvidas.

Para demais tipos de materiais e produtos de Sinalização Viária entre em Loja Viária.